Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Uma colheita belíssima
Vitória mantém forte aposta na juventude para reforçar plantel

Uma colheita belíssima

José Mendes: “A ideia de um interior atrasado é completamente falsa”

Uma colheita belíssima

Nacional

2020-05-26 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

Menos teor alcoólico, menos açucar e mais acidez. Vinhos com potencial de guarda superior. São estes os principais destaques da colheita 2019. Em concurso, triunfou a exuberância e o aroma a ameixa Rainha Cláudia do Quinta de Gomariz Colheita Seleccionada Avesso. Hummm...

Uma bela surpresa a colheita 2019 da região dos Vinhos Verdes. Em traços gerais o consumidor pode esperar um vinho com menos teor alcoólico (navegam entre os 12º e os 12,5º), menos açucar e mais acidez. Na prática estamos perante vinhos com um maior potencial de guarda aliado a um regresso a um cunho até mais tradicional. Interessante? Muito. Manuel Pinheiro, presidente da Comissão dos Vinhos Verdes, considera-a “belíssima”.
A razão para tal sucedido está, naturalmente, na condição climatérica que marcou os meses de Junho e Julho do ano passado. A inconstância de temperatura desacelerou a maturação, foi um ano mais fresco na vindima e traçou este perfil.

Vamos a notas e a provas. Já imaginou degustar uma ameixa Rainha Cláudia num vinho? Essa é uma das sensações que vai encontrar no vinho do ano: Quinta do Gomariz Avesso. A casta avesso é tradicionalmente da zona de Baião, muito mais quente do que o Vale do Ave, de onde é a Quinta de Gomariz, que conseguiu produzir um néctar pleno de elegância, estrutura e exuberante na fruta.
Entre 243 amostras em prova cega, o júri destacou 13 na categoria Ouro, 14 na categoria Prata e 149 na categoria Honra, num total 177 vinhos seleccionados. No concurso deste ano destaca-se a presença de 32 vinhos com colheita igual ou inferior a 2017, um aumento considerável, sublinhando a crescente aposta no potencial de guarda dos vinhos da região. Manuel Pinheiro considera mesmo que “os produtores estão a aumentar a aposta em vinhos de guarda, algo que era inexistente em anos anteriores”.

O presidente da Comissão dos Vinhos Verdes abordou ainda a quarentena, destacando que “foram 45 dias que levaram a uma reflexão para relançar a região” e que culminaram com a apresentação da nova campanha promocional e dos vinhos premiados.
Sobre a nova campanha, a directora de marketing da Comissão, Carla Cunha, salientou que o mote partiu de uma questão: “O que combina com o verde?”, sendo que a campanha tem um toque emotivo e de personalidade, em virtude “do momento que vivemos”. “Há um verde que combina com liberdade, com esperança, com recomeço, com felicidade, reencontro, com família. O mundo está a unir-se de novo e o vinho verde quer ser um factor de agregação neste momento de unir valores e emoções”, acrescentou ainda.

Voltando às notas, numa breve pincelada por alguns dos vinhos premiados, prepara-se para um Abcdarium Superior com aromas a flor de limoeiro, provenientes da casta Loureiro, e alguma tropicalidade do Alvarinho.
O Pluma Reserva, da sub-região do Sousa, tem um toque cítrico, mas também apresenta baunilha e notas tostadas. Um senhor vinho diga-se de passagem.
E o que dizer do Dom Diogo Colheita Seleccionada Vinhão? É da zona mais quente dos Verdes, as terras de Basto, tem uma maturação excepcional e uma vinificação rústica, com a uva a ser pisada ao pé. Ressalta à vista laivos de violeta...
O rosé da Abcdarium tem um perfil fechado e é proveniente de castas indígenas da região: Padeiro e Espadeiro.
Ficou com curiosidade? Este é o momento ideal para avançar para as provas, já que eles acabaram de chegar ao mercado.

Os Melhores do ano 2020

Grande Medalha de Ouro
Quinta de Gomariz Colheita Seleccionada Avesso 2019

Categoria Ouro
Verdes Branco
Abcdarium Superior
e Casal da Torre de Vilar Escolha

Verde Rosado
Abcdarium Escolha

Verde Tinto
Dom Diogo Colheita Seleccionada Vinhão

Colheitas =< 2017
Pluma Reserva Alvarinho
Verde Arinto
Abcdarium Arinto
Verde Avesso
Quinta de Gomariz Colheita Seleccionada Avesso
Verde Loureiro

Opção Loureiro
Verde de Casta
Quinta da Levada Azal

Aguardente
Adega Ponte da Barca Aguardente Vínica XO

Espumante
Valados de Melgaço Reserva Bruto Alvarinho

Regional do Minho
Abcdarium Alvarinho

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho