Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Um shot de sarrabulho, uma ida ao território e sorrisos na bagagem
Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Um shot de sarrabulho, uma ida ao território e sorrisos na bagagem

Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Um shot de sarrabulho,  uma ida ao território  e sorrisos na bagagem

Nacional

2021-11-26 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

EYCA terminou. Quatro dias carregados de energias galopantes, momentos vertiginosos e uma organização que deixou toda a gente de água na boca.

Citação

Há momentos que ficam para a história. Que ficam na história. Os últimos três dias foram um marco no European Young Chef Award. Naquela que foi a sua quinta edição sentiram-se energias galopantes no Mercado Municipal de Braga. Os concorrentes? Verdadeiros puros sangue em busca da conquista. Os momentos? Vertiginosos, numa autêntica dança entre a preparação, o detalhe em cada ingrediente, na correcção, no provar, no voltar a corrigir no voltar a provar. Na escolha dos frescos, no trabalho com as especiarias, com o açúcar, com a pinça na apresentação. Mãos na testa, pele de galinha nos braços, um corre-corre único, envolvido pelo cenário do Mercado Municipal, que lhe deu outro encanto. Isso é uma certeza absoluta...

O ceptro viaja agora para território viking. Espen Laumann tem escola, acumula experiência em locais com selo Michelin, autênticos locais de culto, dos deuses da culinária, e deixou bem vincada a sua qualidade. Há uma aposta forte em alguns países neste concurso. Isso também ficou bem vincado. O nosso Pedro Cruz era o mais novo e o quarto lugar permite ao minhoto perceber que está numa rampa da lançamento para um futuro. O último ano, confessou-nos, “foi único e memorável”. “A minha vida deu uma volta de 180º e estou muito grato por tudo o que aconteceu desde que venci o MYCA. Foi uma experiência fantástica. Aprendi muito. Sou ainda muito novo, mas quero dar continuidade à minha etapa de crescimento e ter oportunidade para mostrar aquilo que posso”, referiu o autor do galo inspirado no Minho e nas próprias tradições familiares, nesse regresso ás memórias de quem lhe tocou na infância.

Pois bem. As últimas 24 horas? Vamos então explicar o título da reportagem. O shot de papas de sarrabulho foi o tiro de partida pós-concurso. Um jantar pelas mãos do chef Albano Lourenço, do Panorâmico Hotel do Elevador, no Bom Jesus do Monte, tesouro minhoto, pedaço património mundial, harmonizado com Vinhos Norte. As papas foram acompanhadas potenciadas por um espumante super bruto de 2011 Miogo da casta espadeiro.
Seguiu-se o nosso robalo da costa assente num arroz caldoso de tom verde, parecendo um quintal minhoto, onde o floral do loureiro 310 fez-nos viajar até moradias mais rurais. O?porco preto parecia manteiga e mais uma vez os legumes, de diferentes cores e texturas, trouxeram novamente as nossas hortas. Eis que surge o vinhão a fazer-lhe companhia... As conversas estavam interessantes. O?ambiente era caloroso. Diane Dodd sorria, trocavam-se sorrisos em função do sucesso do evento. A rabanada, na sobremesa, trazia conforto, mas a bola de gelado de baunilha conferiu-lhe uma frescura. Vera Lima, dos Vinhos Norte, guardou para a sua companhia um touriga nacional regional 2011. Que dizer? Só provando...

O guia avisava que o autocarro sairia no dia seguinte às 8.45 horas. Escadórios do Bom Jesus, Guimarães, com visita ao Cozinha, de António Lourero e almoço no Cor de Tangerina, subida a ao Alto Minho em direcção ao Centro de Interpretação do Vinho Verde em Ponte de Lima e Viana do Castelo, com jantar na Escola de Hotelaria. 22.36h. Rafael Oliveira, da organização, faz um balanço:?“Espectacular”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho