Correio do Minho

Braga, quinta-feira

“Um país grato” por Braga ser a melhor cidade europeia de sempre
UMinho investiga tratamento de tumores cerebrais

“Um país grato” por Braga ser a melhor cidade europeia de sempre

Câmara Municipal apoia certificação dos bordados de S. Miguel da Carreira

Desporto

2019-01-13 às 06h00

Joana Russo Belo

Município de Braga reconheceu todas as entidades parceiras na programação da Cidade Europeia do Desporto 2018. Presidente da República enalteceu sucesso da organização, que projectou Portugal no mundo.

Um país grato pelo título de melhor Cidade Europeia do Desporto da história atribuído a Braga 2018. O Presidente da Re- pública, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma mensagem de agradecimento à organização, num vídeo que abriu a cerimónia de reconhecimento público às entidades participantes na CED’2018, evento que teve lugar no Auditório Vita.
“Um grande abraço para Braga, é um abraço de agradecimento e felicitação. Felicitação, porque ninguém esperaria quando arrancou com grande esperança a Braga CED, que pudesse vir a alcançar o sucesso que atingiu”, começou por referir o Chefe de Estado.

“Sucesso em número de participantes, atletas e jovens, com mais de 120 mil participantes, também de espectadores, mais de 350 mil, mas também de modalidades, 80. É, no fundo, todo um envolvimento, dos mais jovens, dos menos jovens, de uma cidade, de uma metrópole, de uma região, de um país”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, destacando a projecção nacional pelo sucesso da organização.
“O país está grato. Bastante grato com isso. Quero dizer, através da voz do Presidente da República, que Portugal se projectou no estrangeiro, projectou tão bem que Braga foi considerada a melhor Cidade Europeia de sempre e isso é uma honra para Portugal. Por isso, vos felicito e agradeço com um emotivo abraço”, rematou, num vídeo que arrancou aplausos de todo o auditório.

Nesta cerimónia de reconhecimento público, o município de Braga atribuiu 169 distinções, com destaque para o IPDJ, Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal, Confederação Desporto Portugal, Desporto Escolar, FISU, Universidade do Minho, as várias federações e entidades como o Correio do Minho e Antena Minho, parceiros desde a primeira hora da Cidade Europeia do Desporto.
“Estivemos com CED desde o primeiro minuto, com duas páginas semanais no jornal e um programa na rádio e contámos com a excelente colaboração da equipa de desporto da autarquia. Ficou a prova de que a união faz a força. Foi um êxito que fez de Braga a melhor CED de sempre”, realçou Paulo Monteiro, director do Correio do Minho.

“Sucesso da CED foi a conjugação de esforços de toda a nossa comunidade”

Depois do momento de celebração, com o encerramento da CED’2018 - que culminou com a distinção de melhor Cidade Europeia do Desporto da história - o município de Braga premiou e agradeceu a todas as entidades que, ao longo do último ano, deram corpo à programação da organização, numa envolvência que o autarca Ricardo Rio diz ter sido determinante para o sucesso do evento.
“É um reconhecimento que nos sentimos obrigados a fazer, porque o sucesso da Cidade Europeia do Desporto não foi o sucesso do trabalho da câmara municipal, mas a conjugação de esforços de toda a nossa comunidade, de muitas e muitas instituições e era importante isolar aqui o reconhecimento muito especial a todos os que nos ajudaram a concretizar um projecto que marcou a história recente da cidade e que vai deixar raízes para muitos outros projectos que se vão seguir no futuro”, destacou o presidente da autarquia, considerando que a CED superou as melhores expectativas.

“Era impensável na altura. A todos os títulos e nas várias vertentes em que hoje podemos avaliar a CED, quer do ponto de vista do impacto que criou enquanto durou, quer do estímulo que gerou para a prática desportiva dos cidadãos, quer na versatilidade e qualidade dos eventos da programação. Confesso que nunca imaginaria que pudéssemos reunir tantas iniciativas de tanta qualidade e tão diversas, com modalidades que raramente se praticavam na cidade de Braga e marcaram este calendário tão intenso, com mais de 600 eventos. Foi um ano memorável para a cidade de Braga”, frisou Ricardo Rio, lembrando que “alguns projectos vão continuar”, como é o caso da final-four da Taça da Liga.
Para o edil, o segredo passou pela união de esforços: “quando juntamos esforços tudo é possível”, rematou, elogiando a envolvência de toda a comunidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.