Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Um brinde com ‘Loureiro’ à promoção do território
Vivências barrocas encantam nos Biscainhos e Praça Municipal

Um brinde com ‘Loureiro’ à promoção do território

Universidades e empresas nacionais com cooperação “abaixo da média europeia”

Alto Minho

2018-08-18 às 12h00

José Paulo Silva

Primeira edição de Loureiro de Ponte de Lima ConVida decorre até hoje. Certame partilha o espaço da Expolima com a II edição dos Jogos Equestres. Victor Mendes defendeu ontem que o vinho deve estar “cada vez mais associado à promoção do território”.

Na inauguração da primeira edição de Loureiro de Ponte de Lima ConVida, Vítor Mendes, autarca limiano, destacou o enoturismo, como uma actividade com “expressão no concelho” e que representa “retorno económico” cada vez mais “significativo”. A abertura do evento vínico decorreu a par da inaugura- ção oficial dos segundos jogos Equestres, que decorrem também no espaço da Expolima.

No epicentro da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, Ponte de Lima é o segundo maior produtor de vinho verde do distrito de Viana do Castelo, o maior produtor de vinho tinto e o maior produtor da casta branco Loureiro. Destaca-se igualmente como concelho com maior número de produtores individuais da Região (1 455).

Face a esta realidade, o Município de Ponte de Lima tem vindo a apostar na promoção do vinho como produto endógeno de excelência.

A Festa do Vinho Verde e dos?Produtos Regionais de Ponte de Lima já vai na 28.ª edição e, este ano, para sustentar de forma especial a afirmação do Loureiro, recentemente reconhecido como casta nobre, avançou para a primeira edicão de ‘Loureiro de Ponte de Lima ConVida’, reunindo sete produtores do con- celho e de outras regiões.

Adega de Ponte de Lima, Casa da Cuca, Lethes, Paço de Calheiros, Quinta das Fontes, Quinta do Ameal e Vil’Antiga são os produtores limianos presentes no evento vínico, que decorre a par dos II Jogos Equestres.

Da Região Demarcada dos Vinhos Verdes participam também a Adega de Ponte da Barca, Aveleda, Quinta das Arcas e Quinta de Amares, que se juntam a 10 outros produtores do Porto e Douro, Trás-os-Montes, Lisboa e Alentejo.

Às centenas de praticantes de desportos equestres que “enchem os hóteis e restaurantes” da vila, o Loureiro de Ponte de Lima ConVida acrescenta mais “visitantes” a um concelho que se pretende afirmar como destino internacional de desporto e turismo equestre e, agora de forma mais afirmativa, como território de excelência para a produção de vinho branco da casta loureiro.

Jogos Equestres afirmam “marca de sucesso” internacional
Depois de uma primeira edição bem sucedida em 2017, os Jogos Equestres voltam a animar Ponte de Lima, enquadrados no projecto ‘Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional’, dinamizado pela Câmara Municipal e pelo Centro Equestre do Vale do Lima.
A decorrer desde o passado dia 15, esta segunda edição contou, nos dois primeiros dias, com o Concurso Nacional de Saltos.
Ontem, dia da abertura oficial, iniciou o Torneio Ibérico de Horseball e realizou-se o Derby de Atrelagem.
Mais logo, pelas 21h00, o Torneio Ibérico de Horseball finaliza, e, às 22h00, há Cavalhadas e Demonstração da Corrida de Garranos de Passo Travado e Galope.
Este é apresentado como o mais completo evento dedicado ao desporto equestre, a nível nacional com provas de diversas disciplinas, a decorrer em paralelo, num mesmo espaço devidamemte infraestruturado na Expolima.
Os organizadores destacam que o modelo de evento, inspirado na experiência de outras ‘capitais equestres’, tem sido adoptado noutras zonas do país.
Os responsáveis do Município de Ponte de Lima entendem que a dinâmica criada com o projecto ‘Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional’ faz do desporto equestre de alta competição um factor de dinâmica social, cultural e económica.
Com apenas duas edições, os Jogos Equestres são já apontados como?“uma marca de sucesso”, depois de consolidadas realizações como a Feira do Cavalo ou o Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.