Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Um artista agnóstico na Semana Santa
Vizela: Inaugurações em Infías e homenagem ao padre Rosas são momentos marcantes

Um artista agnóstico na Semana Santa

Vitória SC 0 - 3 Benfica: Borrego continua a engordar...

Um artista agnóstico na Semana  Santa

Braga

2025-03-22 às 11h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Encontro entre o sagrado e o profano, presente na produção artística mais recente de Giancarlo Pavanello, justifica a inclusão da exposição ‘Verbo Diviso’ nas Solenidades da Semana Santa dde Braga.

Citação

Porquê um artista agnóstico no programa cultural das Solenidades da Semana Santa de Braga? À pergunta responde Helena Mendes Pereira, a curadora da exposição ‘Verbo Diviso, uma tríade de Giancarlo Pavanello’, com a constatação de que o artista tem assumido, nos últimos anos, “um novo encontro: com o sagrado, com a fé, com a simbologia de vida de Jesus Cristo, com Deus”.
A proposta da primeira exposição da zet gallery para a programação cultural das Solenidades da Semana Santa foi, assim, bem aceite pela respectiva comissão organizadora.
“A par da espiritualidade, a arte e a cultura são o melhor para nos preparar para a celebração da Páscoa”, considerou ontem o presidente da comissão, o cónego Avelino Amorim, na inauguração de “Verbo Visivo uma tríade de Giancarlo Pavanello’
Este responsável apontou a iniciativa da galeria bracarense como mais um contributo para fazer da Semana Santa Braga um itinerário cultural que seja re- conhecido pelo Conselho da Europa.
Helena Mendes Pereira justifica ainda que as vias sacras de Giancarlo Pavanello, em destaque na exposição ontem inau-gurada, “são também espelho deste encontro e síntese da sua maturidade plástica e poética, propondo-nos uma leitura compassiva e aberta dos Passos de Jesus Cristo, que este período da Quaresma assinala, considerando a sua relevância para os ca-tólicos”.
O agnóstico Giancarlo Pavanello concebeu uma Via Sacra do Logos para celebrar o seu 80.º aniversário. Uma primeira versão pode ser apreciada na exposição ‘Global Visual Poetry’, organizada no Dicastério para a Cultura e a Educação, presidida pelo cardeal português José Tolentino Mendonça. Uma segunda versão pode ser vista agora na cidade de Braga.
A inauguração de “Verbo Vi- sivo, uma tríade de Giancarlo Pavanello’ contou com a apresentação de uma recente composição musical de Pedro Abrunhosa, criada especificamente para este momento, partindo do poema ‘Sexta Feira Santa’, do último livro do cardeal D. Tolentino de Mendonça.
A poesia visual presente na sua obra do artista Giancarlo Pavanello justificou a escolha das datas de inauguração e de fecho da exposição que reúne o seu percurso artístico, o Dia Mundial da Poesia e Domingo de Páscoa, respectivamente, associando assim as celebrações da arte e da fé católica.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho