Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Tutores digitais de Matemática ensinam os alunos mais novos
Do desastre do VAR ao azar na lotaria

Tutores digitais de Matemática ensinam os alunos mais novos

“Árbitro fraco, sem categoria e, acima de tudo, sem coragem”

Ensino

2012-11-14 às 18h23

Redacção



A Escola de Psicologia da Universidade do Minho, através do seu Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, lançou recentemente um site para combater o insucesso escolar dos alunos do Ensino Básico na Matemática.



A Escola de Psicologia da Universidade do Minho, através do seu Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, lançou recentemente um site para combater o insucesso escolar dos alunos do Ensino Básico na Matemática. A plataforma gratuita conta com o acompanhamento de tutores virtuais e inclui milhares de tarefas interativas, nomeadamente jogos didáticos e exercícios de exames nacionais e internacionais. O objetivo é mapear as condições de (in)sucesso neste domínio.
O site está em www.hypatiamat.com e contém aplicações hipermédia centradas nos conteúdos de Matemática do 5.º ao 9.º anos, que serão testadas em várias escolas de Portugal e em diferentes condições de aprendizagem. A plataforma inclui também problemas com pistas, feedback e propostas de resolução, possibilidade de marcar e de realizar os TPC’s na aplicação e ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem.
 
O desempenho escolar nesta área do conhecimento é uma preocupação “crescente” junto da comunidade educativa. “Estamos todos preocupados com o elevado insucesso escolar e o correspondente abandono escolar precoce. Sabe-se que a literatura aponta a promoção do sucesso desta disciplina e a utilização corrente das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula como dois grandes desafios que a educação enfrenta na atualidade”, sublinha Pedro Rosário, coordenador do projeto e vice-presidente da Escola de Psicologia da UMinho, que teve o apoio do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. “É importante perceber de que forma as novas tecnologias contribuem para o sucesso escolar neste domínio”, acrescenta. O vídeo de apresentação está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=0OSpb3OTzmA.
 
** Texto do Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem da Universidade do Minho **

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.