Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Turismo em Braga está na rota da melhor época de sempre
Ala da Frente apresenta ‘Desterrado’ de António Olaio

Turismo em Braga está na rota da melhor época de sempre

Novo site de Amares potencia oferta turística

Turismo em Braga está na rota da melhor época de sempre

Braga

2016-09-30 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Mais de 215 mil turistas já passaram, este ano, pelo Posto de Turismo de Braga, fazendo de 2016 o melhor de sempre no que toca ao turismo. Os números foram apresentados ontem encerrando as comemorações do Dia Mundial do Turismo que se assinalou a 27 de Setembro. Além dos números globais até Setembro, já é possível aferir que Braga teve a melhor época alta de sempre, com Agosto a ultrapassar todas expectativas com um total de 87.758 visitantes a passar pelo Posto de Turismo.

Mais de 215 mil turistas já passaram, este ano, pelo Posto de Turismo de Braga, fazendo de 2016 o melhor de sempre no que toca ao turismo.
Os números foram apresentados ontem encerrando as comemorações do Dia Mundial do Turismo que se assinalou a 27 de Setembro.
Além dos números globais até Setembro, já é possível aferir que Braga teve a melhor época alta de sempre, com Agosto a ultrapassar todas expectativas com um total de 87.758 visitantes a passar pelo Posto de Turismo.

Para António Barroso, do gabinete de apoio à presidência da Câmara Municipal de Braga, que ontem apresentou as estatísticas, elas mostram que “Braga está na rota do turismo” e assume que “elas constituem um barómetro e poderão ser multiplicados por quatro ou cinco, porque há muitos turistas que vêm a Braga e não passam pelo Posto de Turismo”.
Os 215.373 turistas recebidos no Posto de Turismo até ontem representam um aumento de 28 por cento, em comparação com o período homólogo de 2015.

António Barroso vê nestes números o resultado do trabalho da equipa da Divisão de Turismo e também das acções de divulgação para que as pessoas “venham ao território”.
O representante do município realçou a “aposta grande” da autarquia para combater a sazonalidade, através da dinamização de actividades culturais e desportivas, e para atrair o turismo de negócios e de congressos que promete ter um impulso com projectos como a reabilitação do Parque de Exposições de Braga.

Neste momento, o município está a fazer um inquérito a agentes da hotelaria e restauração e pede colaboração para que disponibilizem informação, não só sobre a respectiva actividade, mas sobre os níveis de ocupação “para perceber as áreas que é importante trabalhar melhor” justifica António Barroso.
Outra acção passa por reforçar os inquéritos, em parceria com a Profitecla, para ter o perfil do turista bem definido e para perceber o faz as pessoas vir a Braga, revelou o representante do município.

Em representação da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, Marco Sousa, felicitou os empresários do concelho, desde a hotelaria à restauração, passando pelos cafés e pelo comércio local em geral, que “têm feito propostas inovadoras e diferenciadores e têm acolhido os turistas de forma simpática” e não tem dúvidas de que “sem eles, a cidade não teria estes números no turismo”.

Marco Sousa aponta também a “estratégia conjunta” assumida pela entidade regional e pelo município de Braga e exemplifica com as acções realizadas em todas as comunidades espanholas, com os números a mostrar resultados.
Mas para o representante do Turismo Porto e Norte, “importa não dormir sobre os números” e atacar problemas como a sazonalidade e a estada média.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.