Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Turismo e Desporto nas V Jornadas de Turismo do Politécnico de Viana do Castelo
Homenagem a uma lenda viva da democracia

Turismo e Desporto nas V Jornadas de Turismo do Politécnico de Viana do Castelo

Três mil crianças no espectáculo de abertura da Braga Romana

Turismo e Desporto nas V Jornadas de Turismo do Politécnico de Viana do Castelo

Alto Minho

2023-05-28 às 17h15

Redacção Redacção

A edição deste ano das Jornadas de Turismo, promovidas pelos cursos de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, aliam à temática do turismo o desporto, com especial destaque para o desporto outdoor, aproveitando o know how da Escola Superior de Desporto e Lazer, e para o facto de Viana do Castelo ser, este ano, Capital Europeia do Desporto.

Citação

Dedicado ao tema “Turismo e Desporto”, os cursos de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo organizam, na próxima semana, as V Jornadas de Turismo com debates, conferências e atividades ao ar livre.

Com o propósito de valorizar o papel que o desporto tem na sociedade e no desenvolvimento económico e social dos territórios, a iniciativa irá decorrer na ESTG-IPVC, em Viana do Castelo, mas também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), em Melgaço.

“Sendo Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, assume particular importância o Turismo Desportivo nas suas componentes de lazer, competição e capacitação, que aportam aos destinos turísticos, atraindo populações mais jovens e as suas famílias, mas também aumentando consideravelmente a qualidade de vida nos respetivos territórios e o próprio posicionamento dos destinos turísticos enquadrados como Saudáveis e Sustentáveis”, descreve a coordenadora do curso de licenciatura de Turismo, Goretti Rebelo.

As Jornadas serão também uma ocasião de excelência para uma partilha consciente de experiências, dicas e informações sobre cidades e países que, sob o chapéu do turismo, souberam promover o seu turismo desportivo, mas também a gastronomia da região e demais fatores diferenciadores, que pudessem cativar e despertar as atenções dos turistas.



Programa estende-se ao longo de dois dias

A quinta edição das Jornadas de Turismo 2023, que terão lugar na próxima semana, quarta e quinta-feira, pretendem também valorizar a oferta formativa que o Politécnico de Viana do Castelo tem nas áreas de turismo e desporto.

No primeiro dia, quarta-feira, a sessão de abertura (9h30) irá contar com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, e do presidente do IPDJ, Vítor Pataco.

Segue-se o painel “Cidades Europeias do Desporto”, com moderação por Ricardo Freitas e intervenções de alunos dos cursos de Turismo do IPVC e do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego. No mesmo painel, César Leão falará sobre “Alimentação e bem-estar associado ao desporto” e Amadeu Portilha irá apresentar o “Caso Guimarães 2013 – Cidade Europeia do Desporto”.

Durante a tarde, em cima da mesa estará o tema “Turismo Desportivo – oportunidade e desafios”. Com moderação de Madalena Dinis, o painel irá debruçar-se sobre três temáticas: Bike Friendly Destination | Itália; Mundial de SUP | Viana do Castelo; e Stand Up Paddle – gerador de fluxos turísticos | Mestrado em Turismo e Inovação.

A encerrar o primeiro dia, “Turismo e Desporto – Perfis Profissionais” será o tema com contributos da diretora comercial do Feel Viana, Sofia Pereira, e do Ceo Boost Portugal, João Mendes.

O segundo irá ter lugar em Melgaço, na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), com a sessão de abertura a cargo do subdiretor da Escola, Jorge Dantas, do coordenador do Grupo Disciplinar, Carlos Fernandes, e do presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista.

Terá, depois, lugar o painel “Desportos outdoor em territórios de interior”: Caso Sella | Espanha; Caso Arouca | Dos Passadiços à Ponte; ICA Canyoning; e turismo transfronteiriço outodoor e desportivo |Novos desafios.

O almoço será também ele temático. André Andrade abordará a “Geração Z como turistas e adeptos desportivos”.

A encerrar as V Jornadas de Turismo, o programa conta com atividades outdoor: passadiços, rafting, passeio de bicicleta, parede de escalada e enoturismo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho