Correio do Minho

Braga, sábado

TUB transporta mais de 11 milhões de passageiros e apresenta aumento de receitas
Matteo Valente é vice-campeão mundial de juniores de Jet Ski

TUB transporta mais de 11 milhões de passageiros e apresenta aumento de receitas

Arqueólogos da UMinho já estão a estudar os ‘fortins’ do Extremo

Braga

2018-03-07 às 06h00

Marta Amaral Caldeira

Pelo 4.º ano consecutivo, os Transportes Urbanos de Braga apresentam resultados positivos, tendo aumentado a receita em 4 por cento e o número de clientes. A receita total é de 6,5 ME em 2017.

É com mais meio milhão de passageiros e com uma receita total de 6,5 milhões de euros que os Transportes Urbanos de Braga (TUB) resumem o ano de 2017, apresentando pelo 4.º ano consecutivo resultados positivos. Resultados estes muito satisfatórios e que orgulham nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Braga. O edil diz que os TUB são, hoje, agente activo da revolução tecnológica na construção de uma cidade mais sustentável.
Na apresentação dos resultados, o autarca Ricardo Rio deixou um agradecimento especial aos bracarenses. Estamos muito satisfeitos com esta confiança redobrada no uso dos transportes públicos de Braga, assinalou, reflectindo sobre o aumento do número de passageiros e o aumento das receitas sem a penalização dos bracarenses pela via do tarifário, antes pelo contrário, apostando até no congelamento de preços e eliminação total das restrições para os mais idosos e para os estudantes.

O presidente da Câmara de Braga destacou a notável mudança cultural dos TUB nos últimos anos, mesmo a nível da própria empresa, sublinhando a prestação de um serviço de qualidade à população, correspondendo às expectativas da população. Os resultados alcançados em 2017 pela empresa municipal evidenciam o crescimento que os TUB têm mantido nos últimos anos, com mais passageiros a utilizarem os transportes públicos, mais interfaces e mais postos de venda. Este crescimento é também visível no aumento das receitas próprias, sendo que actualmente os TUB já se auto-financiam em 60 por cento.
Frisando o trabalho de Baptista da Costa nos TUB, Ricardo Rio, em nome do Município de Braga, fez o reconhecimento público da sua administração que, a seu ver, introduziu na empresa factores importantes como a transformação contínua, a inovação e o arrojo.
A renovação da frota e a melhoria das instalações são, neste momento, os grandes desafios que se colocam à empresa municipal, que tem vindo a conquistar a confiança da população.

Mais viaturas e novas instalações são os grandes desafios futuros

O presidente da Câmara Municipal de Braga diz que a imagem dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) mudou muito nos últimos anos e sempre com crescimento tanto em passageiros como em receitas. A renovação da frota e as novas instalações são, agora, os grandes desa- fios da empresa municipal, que já no próximo mês de Junho espera ter em circulação seis novos autocarros eléctricos.
Ricardo Rio indicou que no mandato anterior a aposta foi mais nos cuidados paliativos da frota, mas que a aquisição das seis viaturas eléctricas e perspectivando-se até o aumento destes veículos, se enceta finalmente a necessária reforma dos TUB. A candidatura a fundos comunitários foi aprovada para a aquisição destas seis viaturas, mas se viermos a obter mais financiamento vamos alargar o número de autocarros a adquirir, garantiu.
Para o autarca bracarense estes novos veículos abrem portas a novas soluções na circulação, apontando para um relacionamento diferente com a Universidade do Minho - uma área que considera estar em crescimento.
A meia dúzia de veículos eléctricos que estará já em circulação em Junho próximo, vai substituir veículos antigos, sobretudo nas zonas mais centrais da cidade, antevendo-se como resultado prático um menor grau de poluição em benefício da população.

Com o objectivo de dar excelentes condições de trabalho para a TUB cumprir a sua missão, as novas instalações são, hoje, mais do que uma necessidade.
É por isso mesmo que a Câmara Municipal de Braga está empenhada no projecto que está previsto instalar no Bairro dos Falcões - o Centro de Operações e Mobilidade, que se perspectiva que esteja pronto em 2022.
Neste momento estamos em negociação com os últimos moradores da Ponte dos Falcões, onde várias famílias foram sendo paulatinamente realojadas e a Bragahabit está agora a concluir esse processo, explicou o presidente da Câmara de Braga, indicando que se estima que esse capítulo fique encerrado ainda durante a primeira metade do ano. Assim que o processo fique concluído avançaremos de imediato para o resto da demolição e, a partir daí, arrancam as obras, garantiu o edil.

Ricardo Rio lança repto a sindicatos

Ricardo Rio lançou, ontem, um repto às estruturas sindicais dos Transportes Urbanos de Braga para que abandonem a declaração de greve pré-anunciada - acusando que essa é uma acção fortemente penalizadora para os cidadãos bracarenses, sobretudo, para os da periferia.
O presidente da Câmara Municipal de Braga pediu o esforço solidário de todos para ultrapassar um problema que, a seu ver, tanto prejudica os cidadãos.
Este grau de incerteza parece-me completamente desajustada daí que tem que se exigir um esforço solidário para não prejudicar os cidadãos, disse.
Recorde-se que a autarquia bracarense avançou com a possibilidade das 35 horas semanais e os TUB optaram por reduzir 15 minutos no horário de cada um dos colaboradores, sendo que já no início deste mês esse tempo foi aumentado para os 30 minutos para todos os colaboradores de direito privado dentro da empresa. Obviamente que este é um processo que continuaremos a acelerar no futuro, assim os resultados continuem também a corresponder, garantiu o edil bracarense.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.