Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
TUB apresentam candidatura ao PRR para mais 38 autocarros eléctricos
A juventude reina em Guimarães

TUB apresentam candidatura ao PRR para mais 38 autocarros eléctricos

Município de Esposende reforça competências das freguesias

TUB apresentam candidatura ao PRR para mais 38 autocarros eléctricos

Braga

2024-08-07 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Empresa Municipal quer continuar renovação da frota com viaturas eléctricas. Candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estima investimento de 24,7 milhões de euros

Citação

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vai apresentar uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a compra de 38 novos autocarros de tracção eléctrica. Segundo adiantou ao Correio do Minho o administrador executivo da empresa municipal, Teotónio Santos, a candidatura deve ser concluída nos próximos dias e prevê um investimento de 24,7 milhões de euros para a totalidade das viaturas.
O administrador dos TUB?adiantou não dispor ainda de informação sobre a taxa de comparticipação do PRR?para este novo investimento na renovação da frota da transportadora municipal com novos autocarros ambientalmente mais eficientes.
Os autocarros que chegarão a Braga, caso seja aprovada a candidatura ao PRR, serão de tipologia ‘standart’ de 12 metros, maiores que os últimos adquiridos pelos TUB.
Teotónio Santos disse ao Correio do Minho que, caso seja bem sucedida a candidatura a financiamento do PRR, os TUB?estarão em condições de retirar de circulação alguns autocarros mais antigos e reforçar a oferta das linhas de maior procura.
Os TUB dispõem actualmente de 43 autocarros eléctricos ao serviço, 12 dos quais entraram em circulação no início deste ano. Durante o ano de 2023 entraram em circulação outros 18 autocarros, assumindo a administração dos TUB “o compromisso com os bracarenses de descarbonização da frota, com 68 novas viaturas com melhor desempenho ambiental e energético”, entre as quais as 25 movidas a gás natural.
A renovação da frota da empresa municipal com recurso à tracção eléctrica iniciou-se em 2018 com uma primeira aquisição de seis autocarros.
A empresa municipal revelou há dias o número de passageiros transportados no primeiro semestre deste ano, que confirma o crescimento da procura do transporte público de passageiros. As 6 823 526 viagens validadas entre Janeiro e Junho deste ano representam um crescimento de 2,41% relativamente a período homólogo de 2023.
O administrador executivo dos TUB perspectiva que a empresa municipal possa terminar o ano de 2024 com mais de 12,7 milhões de passageiros transportados, ultrapassando assim o desempenho de 2023.
O aumento do número de passageiros transportados tem sido mais significativo nas ligações entre as freguesias de Gualtar e Sequeira, entre o Largo da Estação e a Universidade do Minho, no corredor Nogueira-Padim da Graça e nos circuitos urbanos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho