Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Três mil crianças no espectáculo de abertura da Braga Romana
SC Braga continua a “persistir” para se tentar manter na luta

Três mil crianças no espectáculo de abertura da Braga Romana

JC Group Racing Team em duas frentes neste fim de semana

Três mil crianças no espectáculo de abertura da Braga Romana

Braga

2024-05-22 às 06h00

Redacção Redacção

Braga Romana arranca hoje com o espectáculo ‘Nabia, Bracarae Fortuna’, a que vão assistir três mil crianças de 15 escolas e 13 instituições do concelho.

Citação

‘Nabia, Bracarae Fortuna’ é o tema do espectáculo de abertura da XX Braga Romana - Reviver Bracara Augusta que hoje é levado a palco na Praça do Município, pelas 10.30 horas. Ao evento vão assistir três mil crianças, oriundas de 25 escolas e 13 instituições do concelho.
A Braga Romana decorre até domingo, com um programa intenso e cativante. São cinco dias de recriação histórica, com 72 horas de programação e perto de 200 actuações em seis palcos localizados na Praça do Município; Rossio da Sé; Largo do Pópulo; Largo S. João do Souto; Largo de Santiago e Ruínas do Teatro Romano.
Esta 20.ª edição é dedicada a Nábia, divindade indígena do território, ligada ao culto das águas.
Nábia é a protagonista de duas iniciativas que marcam este primeiro dia da Braga Romana. Primeiro de manhã, numa cerimónia marcada pelo aroma e pelo colorido das flores, a beleza e ternura das nossas crianças e o simbolismo dos espectáculos. E depois à noite, pelas 21.30 horas, com a ‘Ascensão de Nábia’, um momento que junta as várias áreas disciplinares artísticas, desde a dança, o novo circo e a música, que promete surpreender todos os presentes.
Outra das novidades da edição, deste ano, é o teatro clássico. Nas ruínas do Teatro Romano no Alto da Cividade, será possível assistir a vários espectáculos pela Companhia de Teatro de Braga.
Entre as novidades, deste ano, referência ainda para as oficinas de cozinha, no Aldeamento Brácaro.
Através de uma parceria com a Nova Acrópole de Braga, será dinamizada uma sessão que visa a sensibilização da saúde mental através da ‘Filosofia e Bem-estar: Viver como um estóico’. A iniciativa tem lugar nas Termas Romanas do Alto da Cividade.
A programação para a infância volta a ser uma aposta do evento com o intuito de oferecer aos mais novos a oportunidade de se ligarem com o património cultural da cidade.
Ao todo serão promovidas mais de 160 actividades pedagógicas desde aulas de língua latina, escrita cursiva e história; exposição de artes e ofícios; visitas e percursos encenados; teatros clássicos; teatros de marionetas; oficinas de construção de máscaras greco-romanas; encenações; oficinas de cerâmica e tecelãs; oficina de danças; jogos de tabuleiro romanos; fábulas; jogos romanos e workshops de instrumentos musicais.
À Braga Romana – Reviver Bracara Augusta não faltarão também os rituais habituais como o Rito Fundacional de Bracara Augusta, o Baptizado Romano, o Casamento e o Funeral Romano que, este ano, passam para a Praça do Município para dar resposta às necessidades em termos de público que tem vindo a crescer de ano para ano, como explicou a responsável.
Destaque ainda para o Circo Máximo, que irá decorre nos dias 24, 25 e 26, um espectáculo inspirado nos lutadores quase mitológicos que fazem vibrar o público com as suas lutas, as suas vitórias e as suas derrotas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho