Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Troféus ‘O Minhoto’ registam crescimento desportivo em quantidade e qualidade
Freguesias de Guimarães com recolha de resíduos porta-a-porta

Troféus ‘O Minhoto’ registam crescimento desportivo em quantidade e qualidade

Tebosa veste-se a rigor e com orgulho para celebrar Festividades em Honra de S. Brás

Troféus ‘O Minhoto’ registam crescimento  desportivo em quantidade e qualidade

Desporto

2022-11-30 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Vinte e cinco anos depois da primeira gala, os troféus ‘O Minhoto’ registam evoluções quantitativas e qualitativas do desporto nos distritos de Braga e Viana do castelo.

Citação

O desporto no Minho continua a crescer, em quantidade e em qualidade, afirmou o presidente da Direnor, José Ferreira, ao abrir ontem à noite, na Casa das Arte em Famalicão, a 25.ª edição da gala ‘O Minhoto’ - troféus desportivos.
Aquele responsável apontou indicadores do crescimento em números de praticantes, mas também na sua dimensão qualitativa, com os números de olímpicos e paralímpicos da região “em crescendo”, tanto no que concerne ao desporto federado como à pratica desportiva informal.

Destacando o propósito de expressar “gratidão” aos atletas, técnicos ou dirigentes, lembrou que a prática desportiva envolve nos distritos de Braga e Viana do Castelo “cerca de 50 mil pessoas”. Por outro lado, o responsável frisou também o ecletismo, evidenciando as cerca de duas dezenas de modalidades nas quais a região conta com campeões nacionais e sublinhou o papel de clubes como o Vitória SC e o SC Braga pela diversidade de modalidades desportivas que praticam.
À assistência que enchia a plateia da Casa das Artes, José Ferreira pediu um primeiro aplauso para todos os que ainda não foram galardoados e lembrou que o júri já integra “cerca de 60 representantes órgãos de comunicação social, que deliberam a partir de um regulamento”.
Recordou que o regulamento estipula, entre outras normas, a impossibilidade de um premiado voltar a ser nomeado na mesma categoria. Explicou que mesmo face a essa restrição, 98% dos premiados são campeões nacionais ou representantes da selecção em provas além fronteiras, o que constitui outra expressão do referido crescimento quantitativo e qualitativo, pois a cada ano há sempre novos campeões a quem agradecer.

Mário Passos
Piscina 50 metros e pista de atletismo avançam
A Câmara Municipal de Famalicão vai avançar ainda este ano concurso público de uma pista de atletismo e o projecto para uma piscina olímpica de 50 metros, afirmou o presidente da autarquia, Mário Passos, ao discursar na 25.ª edição da gala de troféus desportivos ‘O Minhoto’. A pista de atletismo vai implicar um investimento de 7 ME, acrescentou, garantindo que vai ter condições não só para a prática da modalidade pelos famalicenses como ainda para acolher provas nacionais e internacionais.

Rui Lages
Inspirado por uma gala ‘A Nossa Terra’
Rui Lages, o antigo corredor de automóveis que fundou o troféu 'O Minhoto', foi ontem alvo de uma homenagem, em reconhecimento pelo seu papel inovador.
Chamado ao palco da Casa das Artes de Famalicão, explicou que em 1996, ao assistir a uma gala de ‘A Nossa Terra’ desafiou o responsável por aquela iniciativa José Ferreira, a “fazer uma brincadeira com o pessoal do desporto”. Realçando que “faço questão de ser minhoto”, acentuou adiante que os atletas “merecem ser homenageados pelo seu esforço”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho