Condutores sensibilizados para perigos do uso do telemóvel ao volante
2022-11-30 às 06h00
Vinte e cinco anos depois da primeira gala, os troféus ‘O Minhoto’ registam evoluções quantitativas e qualitativas do desporto nos distritos de Braga e Viana do castelo.
O desporto no Minho continua a crescer, em quantidade e em qualidade, afirmou o presidente da Direnor, José Ferreira, ao abrir ontem à noite, na Casa das Arte em Famalicão, a 25.ª edição da gala ‘O Minhoto’ - troféus desportivos.
Aquele responsável apontou indicadores do crescimento em números de praticantes, mas também na sua dimensão qualitativa, com os números de olímpicos e paralímpicos da região “em crescendo”, tanto no que concerne ao desporto federado como à pratica desportiva informal.
Destacando o propósito de expressar “gratidão” aos atletas, técnicos ou dirigentes, lembrou que a prática desportiva envolve nos distritos de Braga e Viana do Castelo “cerca de 50 mil pessoas”. Por outro lado, o responsável frisou também o ecletismo, evidenciando as cerca de duas dezenas de modalidades nas quais a região conta com campeões nacionais e sublinhou o papel de clubes como o Vitória SC e o SC Braga pela diversidade de modalidades desportivas que praticam.
À assistência que enchia a plateia da Casa das Artes, José Ferreira pediu um primeiro aplauso para todos os que ainda não foram galardoados e lembrou que o júri já integra “cerca de 60 representantes órgãos de comunicação social, que deliberam a partir de um regulamento”.
Recordou que o regulamento estipula, entre outras normas, a impossibilidade de um premiado voltar a ser nomeado na mesma categoria. Explicou que mesmo face a essa restrição, 98% dos premiados são campeões nacionais ou representantes da selecção em provas além fronteiras, o que constitui outra expressão do referido crescimento quantitativo e qualitativo, pois a cada ano há sempre novos campeões a quem agradecer.
Mário Passos
Piscina 50 metros e pista de atletismo avançam
A Câmara Municipal de Famalicão vai avançar ainda este ano concurso público de uma pista de atletismo e o projecto para uma piscina olímpica de 50 metros, afirmou o presidente da autarquia, Mário Passos, ao discursar na 25.ª edição da gala de troféus desportivos ‘O Minhoto’. A pista de atletismo vai implicar um investimento de 7 ME, acrescentou, garantindo que vai ter condições não só para a prática da modalidade pelos famalicenses como ainda para acolher provas nacionais e internacionais.
Rui Lages
Inspirado por uma gala ‘A Nossa Terra’
Rui Lages, o antigo corredor de automóveis que fundou o troféu 'O Minhoto', foi ontem alvo de uma homenagem, em reconhecimento pelo seu papel inovador.
Chamado ao palco da Casa das Artes de Famalicão, explicou que em 1996, ao assistir a uma gala de ‘A Nossa Terra’ desafiou o responsável por aquela iniciativa José Ferreira, a “fazer uma brincadeira com o pessoal do desporto”. Realçando que “faço questão de ser minhoto”, acentuou adiante que os atletas “merecem ser homenageados pelo seu esforço”.
18 Janeiro 2025
18 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário