Arranjo de caminhos florestais ajudou na prevenção de fogos
2024-12-21 às 10h14
O Município da Póvoa de Lanhoso assinalou o centenário do nascimento de Armando Gonçalves Rodrigues com uma homenagem a um povoense ligado a várias causas.
No dia de ontem, em que se comemorou o centenário do nascimento de Armando Gonçalves Rodrigues, falecido a 23 de Setembro de 1972, a Póvoa de Lanhoso prestou-lhe homenagem, numa iniciativa da câmara municipal, que integrou a celebração de uma eucaristia, a deposição de flores no seu jazigo, no cemitério municipal, e o descerrar de uma placa alusiva ao centenário do seu nascimento, na praça com o seu nome, no centro da vila.
Desta forma, a autarquia da Póvoa de Lanhoso reconhece o trabalho de um povoense ligado a várias causas e que, aquando do seu precoce falecimento, presidia à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Uma homenagem que o executivo “abraçou com carinho”, dado tratar-se de um povoense que marcou o seu tempo e a Póvoa de Lanhoso, tendo servido várias instituições: Câmara Municipal, Santa Casa da Misericórdia, Casa do Povo, Bombeiros Voluntários e Sport Clube Maria da Fonte.
“A Póvoa de Lanhoso teve, durante demasiados anos, um papel de madrasta para muitos povoenses. Acho que quem faz o tempo são os homens e quem faz justiça são os actos que nós decidimos levar a cabo. Portanto, aquilo que nós estamos aqui a fazer é reconhecer a importância que nós entendemos que teve o trabalho desenvolvido por Armando Rodrigues”, deu nota o presidente da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro.
“Escolhemos este espaço porque esta árvore foi há muitos anos atrás plantada pelo engenheiro Armando Rodrigues. Por isso, queria neste exemplo final deixar um desafio a todos. Que cada um no seu papel, nas suas funções, sejam elas mais institucionais ou menos institucionais, tenha a capacidade de deixar muitas árvores plantadas na praça pública, mas sobretudo nos corações daqueles com quem lidamos no dia-a-dia. Se essa inspiração do engenheiro Armando Rodrigues nos inspirar um pouco seremos, de certeza, uma comunidade mais forte, mais reconhecida e mais fraterna”, concluiu o presidente.
Luísa Rodrigues Sousa Dias, filha do homenageado e em representação da família, deu o agradecimento e reconhecimento à câmara municipal pela “coragem de ter finalmente feito justiça a um homem que deu vida por esta terra”. “Estamos-lhe gratos pela coragem da tomada de decisão de homenagear publicamente um homem que dedicou a sua vida a servir a sua terra e as suas gentes, num tempo em que as dificuldades eram acrescidas para quem colocava os interesses do próximo acima dos seus próprios interesses”, salientou, dirigindo-se ao presidente. “Coragem, porque apesar da evolução da espécie humana, ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar um nível de desenvolvimento que nos permita avaliar as pessoas pelo que de bom fazem independentemente do tempo e das circunstâncias”, acrescentou.
Armando Gonçalves Rodrigues foi assim definido como um “homem de um altruísmo invulgar, um homem de causas, às quais se dedicava de corpo e alma”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário