Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Treze escolas do ensino básico vão ‘Pedalar pela Leitura’
Senhoras e senhores, eis Eduardo, a ‘lenda’!

Treze escolas do ensino básico vão ‘Pedalar pela Leitura’

Lar de idosos da Pousa já foi evacuado

Treze escolas do ensino básico vão ‘Pedalar pela Leitura’

As Nossas Escolas

2020-01-28 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Projecto do Município e da Porto Editora desafia a comunidade educativa a percorrer o maior número de quilómetros.?Escola vencedora receberá perto de 150 obras para a sua biblioteca.

Pedala pela tua escola e ganha uma biblioteca. Este é o desafio que o Município de Braga, em parceria com a Porto Editora, volta a lançar aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do concelho com o objectivo de promover o exercício físico e estimular hábitos de leitura.
São 13 as EB 2,3 do concelho que aceitaram este desafio e que durante uma semana vão pedalar para vencer a competição que lhes dá a oportunidade de enriquecer a sua biblioteca escolar com cerca de 150 obras dos mais consagrados autores nacionais e internacionais.
A escola que percorrer mais quilómetros até ao próximo mês de Maio será presenteada com a reabilitação da sua biblioteca.

O pontapé de arranque da iniciativa teve lugar ontem, na EB 2,3 André Soares, onde as bicicletas permanecerão por uma semana, seguindo posteriormente para outro estabelecimento de ensino.
Além dos alunos, os promotores incentivam também os elementos da comunidade educativa - incluindo os pais e encarregados de educação - a participar.
Esta é já a segunda edição do ‘Pedalar pela Leitura’, projecto lançado em 2018 no âmbito da Braga Cidade Europeia do Desporto 2018.
O directora da EB 2,3 André Soares refere que a iniciativa possibilita “aliar o exercício físico com o mental”, afastando também os alunos das redes sociais e dos jogos dos telemóveis.
“Ler é viajar, pensar, crescer. E o exercício físico é fundamental”, afirmou Graça Moura.

Paulo Gonçalves, responsável da Porto Editora, sublinhou que ‘Pedalar pela Leitura’ é um dos projectos “mais bem conseguidos” da editora porque alia a promoção da leitura e do exercício físico, assim como a promoção de hábitos de sociabilização, “retirando os jovens um pouco da frente dos ecrãs”.

“Este projecto convoca também os alunos para um objectivo comum que é, em equipa, conseguirem fazer mais quilómetros do que as outras escolas para que as bibliotecas de que usufruem estejam mais bem equipadas”, referiu Paulo Gonçalves na apresentação da iniciativa, acrescentando que os vencedores vão receber uma colecção alargada de títulos de literatura dos melhores autores, alguns recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Sameiro Araújo, vereadora do pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Braga adiantou que face ao êxito alcançado em 2018, a autarquia pretende atribuir ao projecto uma peridiocidade anual e com a possibilidade de o alargar às escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

“Faz todo o sentido aliarmos o desporto à promoção da leitura. Há cada vez mais crianças e jovens que não lêem e que não fazem actividade física”, afirmou a vereadora, acrescentando que cabe às entidades competentes fazer “tudo o que esteja ao alcance para retirar as crianças do sofá e colocá-las a fazer actividade física”, ao mesmo tempo que as ajuda a promover o gosto pela leitura.
A vereadora apelou à comunidade educativa para que se associe à iniciativa porque “só assim os objectivos serão inteiramente conseguidos”.
Os vencedores serão conhecidos em Maio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho