Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Três mil crianças no espectáculo de abertura da Braga Romana
Ana Bacalhau encheu Vila Verde

Três mil crianças no espectáculo de abertura da Braga Romana

Rusgas e marchas levam multidões a Vila Verde

Três mil crianças no espectáculo de abertura da Braga Romana

Braga

2024-05-22 às 06h00

Redacção Redacção

Braga Romana arranca hoje com o espectáculo ‘Nabia, Bracarae Fortuna’, a que vão assistir três mil crianças de 15 escolas e 13 instituições do concelho.

Citação

‘Nabia, Bracarae Fortuna’ é o tema do espectáculo de abertura da XX Braga Romana - Reviver Bracara Augusta que hoje é levado a palco na Praça do Município, pelas 10.30 horas. Ao evento vão assistir três mil crianças, oriundas de 25 escolas e 13 instituições do concelho.
A Braga Romana decorre até domingo, com um programa intenso e cativante. São cinco dias de recriação histórica, com 72 horas de programação e perto de 200 actuações em seis palcos localizados na Praça do Município; Rossio da Sé; Largo do Pópulo; Largo S. João do Souto; Largo de Santiago e Ruínas do Teatro Romano.
Esta 20.ª edição é dedicada a Nábia, divindade indígena do território, ligada ao culto das águas.
Nábia é a protagonista de duas iniciativas que marcam este primeiro dia da Braga Romana. Primeiro de manhã, numa cerimónia marcada pelo aroma e pelo colorido das flores, a beleza e ternura das nossas crianças e o simbolismo dos espectáculos. E depois à noite, pelas 21.30 horas, com a ‘Ascensão de Nábia’, um momento que junta as várias áreas disciplinares artísticas, desde a dança, o novo circo e a música, que promete surpreender todos os presentes.
Outra das novidades da edição, deste ano, é o teatro clássico. Nas ruínas do Teatro Romano no Alto da Cividade, será possível assistir a vários espectáculos pela Companhia de Teatro de Braga.
Entre as novidades, deste ano, referência ainda para as oficinas de cozinha, no Aldeamento Brácaro.
Através de uma parceria com a Nova Acrópole de Braga, será dinamizada uma sessão que visa a sensibilização da saúde mental através da ‘Filosofia e Bem-estar: Viver como um estóico’. A iniciativa tem lugar nas Termas Romanas do Alto da Cividade.
A programação para a infância volta a ser uma aposta do evento com o intuito de oferecer aos mais novos a oportunidade de se ligarem com o património cultural da cidade.
Ao todo serão promovidas mais de 160 actividades pedagógicas desde aulas de língua latina, escrita cursiva e história; exposição de artes e ofícios; visitas e percursos encenados; teatros clássicos; teatros de marionetas; oficinas de construção de máscaras greco-romanas; encenações; oficinas de cerâmica e tecelãs; oficina de danças; jogos de tabuleiro romanos; fábulas; jogos romanos e workshops de instrumentos musicais.
À Braga Romana – Reviver Bracara Augusta não faltarão também os rituais habituais como o Rito Fundacional de Bracara Augusta, o Baptizado Romano, o Casamento e o Funeral Romano que, este ano, passam para a Praça do Município para dar resposta às necessidades em termos de público que tem vindo a crescer de ano para ano, como explicou a responsável.
Destaque ainda para o Circo Máximo, que irá decorre nos dias 24, 25 e 26, um espectáculo inspirado nos lutadores quase mitológicos que fazem vibrar o público com as suas lutas, as suas vitórias e as suas derrotas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho