Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Três centenas de crianças conversam com o escritor João Pedro Mésseder
BragaHabit cria solução inovadora

Três centenas de crianças conversam com o escritor João Pedro Mésseder

Resinagem na Serra da Cabreira

Três centenas de crianças conversam com o escritor João Pedro Mésseder

As Nossas Escolas

2011-11-28 às 17h23

Redacção Redacção

Mais de três centenas de crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram num encontro com o escritor João Pedro Mésseder.

Citação

Mais de três centenas de crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram num encontro com o escritor João Pedro Mésseder.

Tratou-se de uma conversa muito interessante que permitiu aos mais pequenos o contacto direto com o autor de um conjunto significativo de obras, algumas das quais foram previamente trabalhadas.

Num registo muito próximo e afetuoso, Mésseder respondeu a todas as perguntas que os miúdos lhe colocaram, tratando de despertar neles o encanto pela palavra e a magia do livro e da leitura.

Já li tantos livros e estou sempre a ler - referiu o escritor -, confessando que, quando era pequeno, as suas brincadeiras favoriras eram jogar futebol, ler e escrever.

Ainda agora continuo a gostar muito de ler e de escrever, porque os livros permitem-me viajar e conhecer personagens fantásticas, entrar em mundos de sonho, tudo isto sem sair de casa.

Nas quatro sessões que decorreram ao longo do dia - duas no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios e outras duas na Escola-sede, em Ponte da Barca -, João Pedro Mésseder foi surpreendido com a apresentação de vários trabalhos elaborados pelos alunos, partindo da leitura que fizeram de alguns dos seus livros, nomeadamente, “As letras de números vestidas”, “O Aquário”, “Versos quase matemáticos” e “Caneta feliz”.

O escritor não escondeu o seu agrado e, depois de referir a forma como se inspira para escrever, fez questão de deixar um forte apelo aos miúdos: “Para se conseguir qualquer coisa importante, é preciso muito trabalho e muita paciência. Temos de aprender a gostar do nosso trabalho!”.

A terminar, Mésseder encantou os alunos com a sua caixa de música e a leitura de uma história antiga recontada por palavras suas.

O ciclo de encontros prossegue no próximo dia 9 de dezembro, com mais quatro sessões dirigidas aos restantes alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.

Trata-se de uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, através da Biblioteca Escolar, em parceria com as Edições Trampolim e a Câmara Municipal que, por ocasião do Natal, vai oferecer um livro do autor a cada um dos alunos envolvidos nesta actividade.


** Texto de Luís Arezes, Professor Bibliotecário **




Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho