Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Total de 135 verificações ambientais realizadas e 44 denúncias de descargas registadas
Alto Minho: Bibliotecas recebem 110 computadores

Total de 135 verificações ambientais realizadas e 44 denúncias de descargas registadas

Guimarães: ‘Desconstruindo Preconceitos’ trouxe debate sobre inclusão

Total de 135 verificações ambientais realizadas e 44 denúncias de descargas registadas

Braga

2025-02-12 às 09h30

Libânia Pereira Libânia Pereira

O Município de Braga indica que foram realizadas 135 verificações ambientais e registadas 44 denúncias relacionadas com descargas poluentes nos Rio Este e Rio Torto.

Citação

Foram realizadas 135 verificações ambientais destinadas a monitorizar e prevenir danos ecológicos, especialmente nos Rio Este e Rio Torto. O número foi avançado pelo Município de Braga, que revelou ainda que foram registadas 44 denúncias relacionadas com descargas poluentes nestes cursos de água, sendo que 21 das referidas descargas resultaram na identificação das fontes de contaminação, “permitindo acções concretas para mitigar os impactos negativos”, assegura a autarquia.
Em comunicado enviado à comunicação social, a Câmara Municipal de Braga afirma que as 135 verificações ambientais envolveram cerca de 210 horas de empenho e aproximadamente 2000 km percorridos pelas equipas, “refletindo o esforço dedicado à protecção ambiental”, sublinha.
“As acções elencadas reflectem o compromisso da Divisão Municipal de Protecção Civil de Braga em garantir a qualidade ambiental, sublinhando a importância da colaboração da comunidade e da eficácia das verificações realizadas”, acrescenta a nota de imprensa.
O vereador do Ambiente da câmara de Braga, Altino Bessa, nota que “nos últimos anos, o Rio Este tem figurado como um exemplo claro da importância de monitorização e da limpeza dos rios. Temos vindo a desenvolver um trabalho assente nas denúncias e constantes verificações e monitorização do Rio Este, mas também do Rio Torto. Esta supervisão permite identificar os problemas mais críticos”, refere o vereador.
Altino Bessa destaca ainda as campanhas de limpeza do Rio Este que têm reunido esforços de associações, cidadãos voluntários e autoridades locais. “Acreditamos que a consciencialização sobre a gestão sustentável da água e a redução de práticas poluentes são passos indispensáveis para garantir um futuro mais verde e equilibrado”, conclui.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho