Guimarães: ‘Desconstruindo Preconceitos’ trouxe debate sobre inclusão
2025-02-12 às 09h30
O Município de Braga indica que foram realizadas 135 verificações ambientais e registadas 44 denúncias relacionadas com descargas poluentes nos Rio Este e Rio Torto.
Foram realizadas 135 verificações ambientais destinadas a monitorizar e prevenir danos ecológicos, especialmente nos Rio Este e Rio Torto. O número foi avançado pelo Município de Braga, que revelou ainda que foram registadas 44 denúncias relacionadas com descargas poluentes nestes cursos de água, sendo que 21 das referidas descargas resultaram na identificação das fontes de contaminação, “permitindo acções concretas para mitigar os impactos negativos”, assegura a autarquia.
Em comunicado enviado à comunicação social, a Câmara Municipal de Braga afirma que as 135 verificações ambientais envolveram cerca de 210 horas de empenho e aproximadamente 2000 km percorridos pelas equipas, “refletindo o esforço dedicado à protecção ambiental”, sublinha.
“As acções elencadas reflectem o compromisso da Divisão Municipal de Protecção Civil de Braga em garantir a qualidade ambiental, sublinhando a importância da colaboração da comunidade e da eficácia das verificações realizadas”, acrescenta a nota de imprensa.
O vereador do Ambiente da câmara de Braga, Altino Bessa, nota que “nos últimos anos, o Rio Este tem figurado como um exemplo claro da importância de monitorização e da limpeza dos rios. Temos vindo a desenvolver um trabalho assente nas denúncias e constantes verificações e monitorização do Rio Este, mas também do Rio Torto. Esta supervisão permite identificar os problemas mais críticos”, refere o vereador.
Altino Bessa destaca ainda as campanhas de limpeza do Rio Este que têm reunido esforços de associações, cidadãos voluntários e autoridades locais. “Acreditamos que a consciencialização sobre a gestão sustentável da água e a redução de práticas poluentes são passos indispensáveis para garantir um futuro mais verde e equilibrado”, conclui.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário