Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Tony Carreira e Diogo Piçarra na Festa das Cruzes de Barcelos
Mil alunos em campeonato de cálculo mental

Tony Carreira e Diogo Piçarra na Festa das Cruzes de Barcelos

Turismo e Desporto nas V Jornadas de Turismo do Politécnico de Viana do Castelo

Tony Carreira e Diogo Piçarra na Festa das Cruzes de Barcelos

Cávado

2023-03-28 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

De 28 de Abril a 3 de Maio a Festa das Cruzes regressa a Barcelos. O programa assenta na trilogia religião, tradição e animação, e traz Tony Carreira, Diogo Piçarra, José Cid e Pedro Abrunhosa.

Citação

A Festa das Cruzes regressa à cidade de Barcelos de 28 de Abril a 3 de Maio. Tony Carreira, Pedro Abrunhosa, José Cid e Diogo Piçarra são os artistas em destaque nesta edição de 2023. O programa daquela que é a primeira grande romaria do Minho contempla os habituais rituais de cariz religioso como a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, assim como a emblemática Batalha das Flores. Entre as novidades que nos traz esta edição destaque para a realização do 1.º Desfile Etnográfico pelos Grupos de Folclore de Barcelos e para a Recriação da Passagem da Rainha Santa Isabel por Barcelos.
O programa de 2023 foi apresentado, ao final da tarde de ontem, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, e assenta na trilogia religião, tradição e animação. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, o mesmo foi elaborado com o propósito de superar a edição de 2022 que teve um sucesso notório.
Mário Constantino optou por sublinhar a religiosidade da Festa das Cruzes, dando ênfase à Grandiosa Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz que se realiza dia 3 de Maio, às 16 horas. “A Procissão Solene é motivo de orgulho para todos os barcelenses, assumindo-se como a maior e a melhor procissão do país, senão da Europa, com 89 cruzes de todas as paróquias do concelho de Barcelos”, afirmou.
No que toca à tradição, o autarca congratulou-se com a realização do 1.º Desfile Etnográfico pelos Grupos de Folclore de Barcelos (dia 29 de Abril), destacou a participação das diversas Bandas Filarmónicas, “as quais expressam a nossa cultura mais genuína”, e referiu ainda os incomparáveis arcos de romaria, que constituem um dos atractivos da Festa das Cruzes.
Entre os pontos altos destes seis dias de festa não poderia faltar a Batalha das Flores que este ano se realiza a 1 de Maio e terá “um número recorde de participantes”, como adiantou a vereadora da Cultura, Maria Elisa Braga.
O presidente barcelense realçou ainda os “importante sentimentos associados à grandiosa Batalha das Flores, e a relevância dos mesmos no actual cenário mundial. “É muito gratificante ver tantos grupos a participar na Batalha das Flores, um momento que nos contagia com sentimentos de alegria, entrega, compreensão, respeito e tolerância, valores que nos dias de hoje são particularmente relevantes dado o contexto de guerra que se vive na Europa”, considerou.
Na apresentação do programa participou o provedor da Real Irmandade do Senhor da Cruz, Pedro Ferreira, que anunciou que os Tapetes de Pétalas de Flores Naturais, patentes no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, serão três: dois laterais com temas actuais, e um central representando imagens alusivas à Paixão de Cristo.
Já o prior de Barcelos, monsenhor Abílio Cardoso, revelou que a missa solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, no dia 3 de Maio, será presidida por D. Delfim Gomes, bispo auxiliar de Braga, e a Grandiosa Procissão pelo arcebispo primaz de Braga, D. José Cordeiro.
Quanto à animação, surgem nomes sonantes como José Cid (29 de Abril), Pedro Abrunhosa (30 de Abril), Diogo Piçarra (1 de Maio) e Tony Carreira (2 de Maio).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho