Foi como o mister pedira: com ‘postura de campeão’
2023-10-01 às 06h00
O polacoTomasz Zygmunt foi o bombeiro mais rápido a subir os 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus do Monte. Fez o tempo de 5.39 minutos, mais 13 segundos do que o recorde estabelecido em 2019 por Joaquim Aires dos Bombeiros de Lousada.
Foi um bombeiro polaco a vencer a edição deste ano da prova Escadórios da Humanidade. Tomasz Zygmunt, da companhia de bombeiros OSP Giedlarowa, precisou de apenas 5.39 minutos para subir os 566 dos escadórios do Bom Jesus. Foi um registo impressionante, sobretudo devido ao calor agressivo que se fazia sentir ontem de manhã, mas que ainda assim ficou a 13 segundos do recorde que, desde 2019, pertence ao bombeiro Joaquim Aires, dos Bombeiros de Lousada, que fez a prova em 5.26 minutos.
Já a primeira mulher a concluir prova foi Rita Domingues, do Regimento de Sapadores de Lisboa, que ficou em 168.º lugar da geral com 8.20 minutos.
No pódio masculino, em segundo lugar ficou Daniel Rodrigues Fonseca, do Corpo Bombeiros Voluntários de Vila Nova Paiva, com 5.48 minutos. Em terceio ficou Júlio Alexandre Silva, dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, que precisou apenas de 5.52 para percorrer os escadórios num distância de 615 metros e com um desnível positivo de 116 metros.
Voltando ao pódio feminino, depois de Rita Domingues, a segunda mulher mais rápida a completar a prova foi Magda Gomes Freitas, dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca. Terminou com 8.32 minutos, ficando no 197.º lugar da classificação geral.
A terceira mulher a chegar à meta mais rapidamente foi Daniela Viena, dos Bombeiros Sapadores de Braga, que subiu os escadórios com o tempo de 8.47 minutos. Ficou 237.º da geral.
Recorde-se que a prova Escadórios da Humanidade, organizada pela ADN Eventos Desportivos e Associação Família de Elite, consiste na subida dos 566 degraus dos Escadórios do Bom Jesus em contra-relógio e equipados com o equipamento completo de protecção individual de bombeiro (casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e Aparelho Respiratório Circuito Aberto ‘ARICA’), no menor tempo possível, num espaço de beleza única e que é Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
10 Dezembro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário