Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos
“Braga conseguiu destacar-se entre tubarões”

Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos

BE questiona Governo sobre verbas do PART atribuídas ao Alto Minho

Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos

Cávado

2023-03-23 às 20h00

Redacção Redacção

Realizou-se ontem, ao final da tarde, a tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos. A cerimónia decorreu no auditório na Casa da Juventude.

Citação

Pela primeira vez na história da vida democrática da autarquia Barcelos tem um Conselho Municipal da Juventude. O facto foi sublinhado em especial pelo presidente da Câmara, Mário Constantino, e pela vereadora da Juventude, Mariana Carvalho. O presidente desafiou ainda os membros do Conselho Consultivo a “terem participação activa e a colocar a sua criatividade e conhecimento em projectos que qualifiquem e promovam o desenvolvimento de Barcelos”.
Por seu lado, a vereadora, Mariana Carvalho, considerou a criação do Conselho Municipal de Juventude um “momento feliz” e assegurou que o Município, dentro das suas competências, tudo tentará fazer para que os jovens possam ter melhores condições para viver, estudar e trabalhar em Barcelos”.

Como se pode ler na nota introdutória ao Regulamento do órgão consultivo, “o Município de Barcelos pretende uma nova abordagem de trabalho e de compromisso com a juventude, fomentando mecanismos de uma democracia participativa e aberta ao diálogo, criando um espaço para ouvir e dar voz aos jovens barcelenses”. Sabendo-se que as políticas locais para a juventude têm um papel importante na promoção, participação e na melhoria da qualidade de vida dos jovens, “o Conselho Municipal da Juventude de Barcelos, ao nível concelhio, corporizará um instrumento de diálogo e debate para que as políticas de juventude sejam discutidas, implementadas e desenvolvidas, capacitando e empoderando os jovens barcelenses, a participarem no desenvolvimento do concelho."

O orgão é presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, e composto por um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados nesta. Fazem ainda parte do Conselho um representante do Município de Barcelos no Conselho Regional de Juventude, um representante de cada associação juvenil com sede no concelho de Barcelos, inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens, um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário com sede no concelho de Barcelos e um representante de cada associação de estudantes do ensino superior com sede no concelho de Barcelos.
Além destes, o órgão integra também um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ, cujo âmbito geográfico de actuação se circunscreva à área do concelho ou nas quais as associações de estudantes com sede no concelho representem mais de 50% dos associados, um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do Município de Barcelos ou na Assembleia da República, um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis. Têm ainda representação os partidos ou grupos de cidadãos eleitores representados na Assembleia Municipal de Barcelos, que indicam um eleito com idade inferior a 35 anos.

No total o Conselho Municipal de Juventude de Barcelos conta com a participação de 23 jovens de várias organizações concelhias.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho