Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Theatro Circo mostra ‘70 Cavaquinhos 70 Artistas’
Póvoa de Lanhoso dá a conhecer o concelho às crianças

Theatro Circo mostra ‘70 Cavaquinhos 70 Artistas’

Europeu de Futsal Universitário traz a Braga 40 equipas

Braga

2015-01-14 às 10h13

Redacção

Chega amanhã a Braga a exposição ‘70 Cavaquinhos 70 Artistas’. A mostra é inaugurada às 18 horas, no Theatro Circo, por Ricardo Rio.

Depois de ter recebido mais de 40 mil visitantes no Mosteiro dos Jerónimos, a exposição ‘70 Cavaquinhos 70 Artistas’, produzida pela Associação Cultural Museu Cavaquinho chega amanhã a Braga, onde fica patente até 14 de Fevereiro, no Theatro Circo.

Esta exposição visa dar visibilidade ao cavaquinho, pequeno instrumento de cordas que acompanhou a diáspora portuguesa e se espalhou pelo mundo desde a expansão marítima portuguesa do século XVI até aos dias de hoje. Braga foi um dos seus pontos de partida para o resto do mundo, subsistindo ainda hoje uma forte tradição de produção e utilização deste instrumento. A vinculação histórica bracarense ao cavaquinho encontra curiosas conjugações em algumas partes do mundo, onde é chamado de Braguinha e também de Machete de Braga.

Recorde-se que o Município de Braga declarou, recentemente, o seu apoio formal à candidatura do cavaquinho a Património Imaterial da Humanidade, tendo estabelecido uma parceria formal com a Associação Cultural e Museu Cavaquinho, liderada por Júlio Pereira.

Com o apadrinhamento dos artistas plásticos Júlio Pomar, Pedro Cabrita Reis e Julião Sarmento, a Associação Cultural e Museu Cavaquinho lançou um desafio aos jovens criadores portugueses no sentido de transformarem 70 cavaquinhos em 70 obras de arte que agora se apresentam, acompanhados de edição de um livro que ampliará a divulgação deste projecto na itinerância que aqui se inicia.

A Associação Cultural e Museu Cavaquinho, criada em 2013, celebrou este ano um protocolo com a Direcção-Geral do Património Cultural com o objectivo de registar e de cartografar a identidade deste instrumento, dos saberes e das técnicas relativas à sua construção e de inventariação sistemática de modelos do instrumento, partituras, tocadores, compositores e construtores de cavaquinho em todo o mundo.
A exposição é inaugurada amanhã, por volta das 18 horas, no Theatro Circo, pelo presidente da Câmara Municipal e Braga, Ricardo Rio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.