Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Theatro Circo com défice de meio milhão
Viana do Castelo: Luís Nobre debate temas centrais com embaixadora da Noruega

Theatro Circo com défice de meio milhão

Município garante transporte a quase uma centena de cidadãos famalicenses portadores de deficiência

Theatro Circo com défice de meio milhão

Braga

2015-11-22 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

A empresa Theatro Circo registou, no final de Setembro, um resultado líquido negativo de 507.441 euros, consequência da não atribuição de visto do Tribunal de Contas ao contrato-programa que prevê um apoio financeiro da Câmara Municipal de 659 948 euros. O relatório de execução orçamental do terceiro trimestre que é apreciada esta segunda-feira em reunião da vereação destaca que a gestão daquela empresa municipal “continua a ser marcada pela ausência de atribuição do visto do Tribunal de Contas”, facto que “impossibilitou a transferência das tranches mensais acordadas para estes três primeiros trimestres, num total de 494 961 euros”.

Citação

A empresa Theatro Circo registou, no final de Setembro, um resultado líquido negativo de 507.441 euros, consequência da não atribuição de visto do Tribunal de Contas ao contrato-programa que prevê um apoio financeiro da Câmara Municipal de 659 948 euros.

O relatório de execução orçamental do terceiro trimestre que é apreciada esta segunda-feira em reunião da vereação destaca que a gestão daquela empresa municipal “continua a ser marcada pela ausência de atribuição do visto do Tribunal de Contas”, facto que “impossibilitou a transferência das tranches mensais acordadas para estes três primeiros trimestres, num total de 494 961 euros”.

Caso o contrato-programa estivesse autorizado, o prejuízo do Theatro Circo, ao fim do terceiro trimestre, seria “praticamente residual”, ou seja, de apenas 12 480 euros.
O relatório entregue ao executivo municipal pela administração do Theatro Circo refere que sendo os quase 500 mil euros do contrato-programa “verbas efectivamente devidas que não foram recebidas por motivos externos à empresa, e para não se perder comparabilidade, continuamos a fornecer informação corrigida para o efeito”.

A não validação do contrato-programa celebrado entre a Câmara de Braga e o Theatro Circco não é nova. Já em 2014, o Tribunal de Contas não visou essa modalidade de financiamento anual, o que obrigou o Município a assumir a cobertura de prejuízos da empresa.
Este ano, aquele Tribunal chumbou novo contrato-programa, o que levou a Câmara a apresentar recurso da decisão.

O relatório orçamental do 3º trimestre de 2015 regista um “desempenho excepcional” dos programas de fidelização do Theatro Circo, com uma execução de 220%. Neste capítulo, os 12 mil euros de vendas de camarotes, correspondem a 150% do orçamento anual desta rubrica, enquanto que as vendas do Cartões Quadrilátero, num total apurado até final de Setembro de 16 194 euros, triplicaram o previsto para o total do ano. O Theatro Circo vendeu 732 destes cartões de fidelização.

O sucesso dos programas de fidelização têm reflexos directos nas receitas normais de bilheteira, a qual se encontrava “ligeiramente inferior ao previsto para o período em análise (61%).
Mesmo assim, a programação de cinema continua em fase de crescimento, reportando, ao fim de três trimestres, receitas de bilheteira que ultrapassam em 6% o orçamentado para o ano de 2015. Até final de Setembro tinham sido apurados 7 692 euros nesta rubrica, contra 7 248 euros previstos no orçamento anual.

Os programas de fidelização, a par de uma política de descontos e da gratuitidade de alguns eventos do Centenário do Theatro Circo, fizeram com que o crescimento de públicos da sala de espectáculos tem sido proporcionalmente superior à receita gerada. Até 30 de Setembro, espectáculos e outra programação do Theatro Circo tinham cativado mais de 70 mil pessoas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho