Bombeiros salvaram homem de incêndio
2023-05-27 às 06h00
Geira Romana, evento da ocupação do território do concelho pela civilização nascida em Roma, anima durante três dias a sede do concelho de Terras de Bouro.
Com o atear da chama junto aos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, abriu ontem o evento ‘Geira Romana’, que decorre este fim-de-semana na vila.
A sede do concelho, conhecida pela maior concentração ibérica de marcos miliários que assinalavam a Via XVIII, foi engalanada com evocações à sigla SPQR e tendas onde se pode comprar um artigo de couro ou hidromel, ou fazer consultas à leitura das mãos.
Animação de rua itinerante, desfiles romanos (militar e imperial), um mercado romano, exposição de animais, áreas de alimentação, música ao vivo e espectáculos nocturnos com manipulação de fogo. são outros elementos que evocam o passado romano de Terras de Bouro.
Ontem, o atear da chama foi atrasado cerca de meia hora por uma chuva que se abateu, mas logo que as condições evoluíram, um cortejo atravessou a vila, com os romanos vestidos a preceito, cavalos e falcões, músicos e dançarinas.
As jovens bailaram junto ao edifício dos Paços do Concelho.
Ao deus Hélio (deus Sol) , um romano pediu a benção para os próximos três dias. Dirigiu-se aos “patrícios e patrícias, aos nativos e a algum bárbaro que se encontre por aí”.
“Salvé!”, afirmou adiante e concedeu a palavra ao ‘pretor’, Manuel Tibo, o presidente da Câmara Municipal.
O autarca aludiu à “recriação histórica” e às iniciativas que a edilidade está a promover, no sentido de preservar a Via XVIII, lembrando que esta já integra uma lista indicativa da UNESCO e garantiu que vai continuar “nos limites do concelho’ com a salvaguarda do património.
Na página oficial da autarquia, há uma referência à Via XVIII, vulgarmente conhecida como Geira:
“A Geira, também conhecida por Via Nova ou Via XVIII (classificada como Património Nacional) do Itinerário de Antonino que ligava Bracara Augusta (Braga) à Asturica Augusta (Astorga) é um extraordinário complexo arqueológico romano que mantém, praticamente intactos, ao longo dos 30 km concelhios, pontes, muros e calçadas.
Carateriza-se por possuir a maior concentração de marcos miliários epigrafados no noroeste peninsular, muitos dos quais com inscrições datáveis entre o final do séc. I e o séc. IV d.c.”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário