Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Terras de Bouro: Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna celebrou 30.º aniversário
Póvoa de Lanhoso recebe 3ª edição do BTT XCO Tesouros do Ave

Terras de Bouro: Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna celebrou 30.º aniversário

Yoga vai às IPSS em Paredes de Coura

Cávado

2019-05-15 às 17h17

Redacção

O Museu Etnográfico é uma criação manifestada pelos antigos habitantes da extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas

A inauguração do Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna deu-se a 14 de Maio de 1989, com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Araújo e de sua Excelência o Primeiro-Ministro, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva.
O Museu Etnográfico é uma criação manifestada pelos antigos habitantes da extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas, destacando-se o prezado empenho do Senhor Dr. Manuel Azevedo Antunes. No ano de 1981, a Câmara Municipal de Terras de Bouro deu início à sua construção consubstanciada no aproveitamento de matéria-prima originária da aldeia. Trata-se de uma construção de arquitetura popular em alvenaria tradicional, cujo desenho final enquadra-se, com perfeição, na cultura edificada da aldeia de Campo do Gerês.
Salvaguarda Patrimonial
Nos finais de 1968, o movimento humano da aldeia de Vilarinho das Furnas congregou-se para atingir um único fim: recolher o património etnográfico e salvaguardá-lo. A sua inventariação representou um trabalho em conjunto, do povo de Vilarinho das Furnas, da Junta de Freguesia e do Sr. Dr. Manuel A. Antunes. O espólio concentrado refere-se ao sector agrário, às tradições comunitárias, à vida doméstica e à ruralidade genuína da aldeia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.