Viviane Goes reforça SC Braga
2024-08-06 às 06h00
Festas concelhias atraíram muita gente ao centro da vila durante cinco dias. As grandes atracções foram a procissão, os concertos musicais, os concursos de gado e a corrida de cavalos.
As ruas do centro da vila registaram uma verdadeira enchente entre a passada quinta-feira e ontem, devido à realização das Festas Concelhias em Honra de S. Brás. Os dias maiores das festividades aconteceram no domingo, com a procissão, e ontem devido à realização da Feira Franca (concurso de gado) e à corrida de Cavalos.
“Esta segunda-feira foi um dos dias maiores das Festas Concelhias em Honra de S. Brás, devido ao concurso pecuário e à corrida de cavalos que aconteceu durante a tarde. À noite tivemos as actuações de Hélder Baptista e do Nuno Ribeiro, que são artistas conceituados e que atraem muita gente. Em todos estes eventos tivemos sempre muita gente”, disse Manuel Tibo, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro.
A festa ocupou todo o primeiro fim-de-semana de Agosto, altura em que muitos emigrantes regressam para visitar a família.
“Tivemos também muitos emigrantes, que continuam a chegar, e isso ajudou a que os nossos eventos tivessem sempre muita gente. A nossa vila é muito movimentada durante o mês de Agosto devido aos emigrantes”, declarou Manuel Tibo.
O autarca terrabourense indicou ainda que o bom tempo ajudou à festa, pelo que o balanço das festividades é “bastante positivo”.
Um dos pontos altos do programa foi a Feira Franca com concursos de gado, que decorreu ontem de manhã. Marcaram presença cerca de 15 produtores de gado de várias raças.
“Temos três raças de bovinos: a cachena, a barrosã e a galega (mais conhecida por minhota). Temos também a raça bravia (a cabra do Gerês) e o garrano (cavalos), que é o ex-líbris de Terras de Bouro”, explicou José Vieira Leite, coordenador do concurso de gado.
José Vieira Leite, que é médico veterinário, frisou ainda que o cavalo garrano está muito associado à vida comunitária local. “Havia uma população em Vilarinho das Furnas que tinha um modo de vida comunitário. Os animais em que eles se deslocavam eram os garranos e usavam as vacas cachenas na lavoura, também apelidadas de vilarinhas, por causa de Vilarinho das Furnas. São raças de pequeno porte, fisicamente muito resistentes. O garrano está presente nas comunidades desde a fundação de Portugal”, considerou José Vieira Leite. O coordenador do júri do concurso de gado das Festas Concelhias em Honra de S. Brás lamentou a falta de apoios do Governo para a produção de gado. “Muita gente está a desistir da produção de gado por falta de apoios. São apoios muito baixos e muitos dos produtores estão a desistir da actividade. Os apoios a jovens agricultores são praticamente inexistentes”, lamentou José Vieira Leite.
20 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário