Correio do Minho

Braga, sábado

TecMinho lança plataforma para empreendedoras
Feira da Saúde da Casa do Povo de Alvito foi sucesso nas comemorações dos seus 75 anos

TecMinho lança plataforma para empreendedoras

Câmara de Famalicão investe 1,3 milhões de euros em saneamento básico

Ensino

2012-10-07 às 11h14

Redacção

A TecMinho/Interface da Universidade do Minho acaba de lançar o portal EVA - Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado, que visa partilhar experiências sobre a criação de empresas geridas por mulheres e lançar redes e parcerias para o desenvolvimento e sustentabilidade de negócios.

A TecMinho/Interface da Universidade do Minho acaba de lançar o portal EVA - Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado, que visa partilhar experiências sobre a criação de empresas geridas por mulheres e lançar redes e parcerias para o desenvolvimento e sustentabilidade de negócios. Esta nova plataforma foi lançada no âmbito do projeto do mesmo nome, que já deu origem à formação de seis empresas pensadas e construídas por empreendedoras. O site é www.tecminho.uminho.pt/eva.
 
O lançamento do portal corresponde à fase final do projeto EVA: “Este último passo consiste em criar uma rede interempresarial para facilitar a troca e disponibilização de informação entre as empresas, nomeadamente sobre oportunidades de formação, de intervenção em novos mercados, de financiamento da atividade e possibilidade de negócios conjuntos entre os elementos da rede”, explica Paulo Silva, da TecMinho.

O site contém informação sobre as seis empresas criadas e constitui-se como um elemento importante de potenciação de sinergias, inclusive com outras empreendedoras com maior afirmação no mercado. A longo prazo, pretende-se que o portal funcione como um ecossistema de empreendedorismo feminino, potenciador do desenvolvimento de conhecimento associado à criação e gestão de empresas por mulheres.
 
Prémio de 5 mil euros para o arranque de empresas
 
O projeto EVA, implementado no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano do QREN, teve como objetivo estimular as mulheres para a criação de empresas, potenciando o empreendedorismo inovador e qualificado para o desenvolvimento da economia regional. “Esta iniciativa vem responder à fraca percentagem de mulheres nas iniciativas de criação de empresas, sobretudo naquelas baseadas em conhecimento intensivo e tecnologia”, sublinha o coordenador. “Espera-se a abertura de candidaturas a financiamento para a implementação de uma nova edição”, acrescenta.
 
A formação disponibilizada incluiu três vertentes que ajudaram na criação de negócios sustentados em competências e apoiados em orientações de consultores especializados. A componente de formação, constituída por 184 horas, permitiu a um grupo de 15 mulheres adquirir e desenvolver competências em áreas como a gestão (elaboração dos planos de negócio, formalização de empresas, finanças empresariais, entre outras), as tecnologias de informação e comunicação, o relacionamento interpessoal e a igualdade de género. Seguiu-se um módulo dedicado ao apoio e criação de empresas, onde foram atribuídos prémios de 5 mil euros para o lançamento das empresas Alnutri - Nutrimos a Vida, Braga Pop Hostel, Carla Luz Design, Gaveta de Encantos - Consultoria e Organização de Eventos, Metro Cúbico Digital e Sound Tailors. As participantes beneficiaram, ainda, de apoio consultivo em diferentes áreas, de acordo com as suas necessidades, para um arranque eficaz do negócio.
 
O site que acaba de ser lançado alia-se ao quatro ferramentas de comunicação: facebook (www.facebook.com/evaempreender), Youtube (www.youtube.com/evaempreende), Twitter (twitter.com/evaempreende) e blogue “Negócios de Saias” (www.negociosdesaias.blogspot.pt).
 

*** Nota do Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem da Universidade do Minho ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.