Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Superação vai marcar 2020 do Theatro Circo
Dia Internacional da Juventude celebrado na Praia Fluvial de Arcos de Valdevez

Superação vai marcar 2020 do Theatro Circo

SAD tem dois nomes possíveis para sucessão de Paulinho

Superação vai marcar 2020 do Theatro Circo

Braga

2020-08-01 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Em 2020 o Theatro Circo não vai atingir os números de 2019. Porém, prepara-se para viver “um ano de superação” que ficará marcado pelo assumir da gestão do gnration e pela coordenação do Braga Media Artes e da Estratégia Cultural 2030.

Se 2019 foi um ano de consolidação para o Theatro Circo, que contabilizou perto de 100 mil espectadores, já 2020 está a ser um ano de muitos desafios que passam pelo assumir da gestão do gnration, já em Setembro, e pela forma como a principal casa de espectáculos da região está a reagir à pandemia.
“Obviamente que no final de 2020 não teremos os mesmos resultados de 2019. Este não vai ser um ano de consolidação, mas vai ser um ano de enorme superação”, antevê a vereadora da Cultura, Lídia Dias, a quem coube apresentar o relatório e contas da empresa municipal Teatro Circo, documentos já aprovados pelo executivo municipal.

O ano 2020 prometia ser dos mais auspiciosos para o Theatro Circo. Desde o início do ano até ao início do confinamento a bilheteira tinha já rendido 350 mil euros, com muitos espectáculos esgotados, alguns deles sem se terem concretizado. Devido à limitação de público, o Theatro Circo está a articular com os artistas o reagendamento dos espectáculos, sendo que naqueles que tinham lotação esgotada poderá ser necessário abrir mais datas, dada a limitação da sala principal, que é agora de 521 lugares, para garantir o afastamento social.
Em conferência de imprensa, o director artístico do Theatro Circo, Paulo Brandão, fez questão de “agradecer publicamente” o apoio que em Braga foi dado à cultura, pois “todos os compromissos foram cumpridos e ninguém ficou desprotegido”, tanto no Theatro Circo como no gnration.

A pandemia trocou as voltas a todos os planos e obrigou o Theatro Circo a adaptar-se. As portas estiveram fechadas, mas o Theatro Circo continuou a trabalhar com muitos eventos on-line, onde se destacam as oficinas para os mais novos e a comemoração dos 105 anos, que aconteceu a 21 de Abril, com uma maratona de iniciativas on-line que envolveram 23 artistas a actuar em directo em áreas tão distintas como a música, a dança ou a poesia.
No aniversário, o número de visualizações ultrapassou as 25 mil, disse Paulo Brandão, realçando que também nas redes sociais a casa de espectáculos cresceu, concretamente no Insta- gram, onde cativou mais 1300 seguidores durante o confinamento.
O Theatro Circo reabriu com o cartaz ‘7 Quintas Felizes’, que se revelou “um sucesso”, cativando mais de 950 espectadores. Paulo Brandão classificou este programa como “um balão de oxigénio”. Revelou que a escolha dos artistas foi pensada para agarrar público, mas não de forma massiva, dadas as limitações do espaço. Para muitos dos artistas esta foi também a primeira vez que voltaram aos palcos após o confinamento, o que tornou ainda mais especial este ‘7 Quintas Felizes’.

Também o cinema retomou e contou já mais de 300 espectadores, revelando-se aposta ganha.
A apresentação de resultados de 2019 e a divulgação da programação para Setembro e Outubro contou com a presença do presidente da Câmara. Ricardo Rio utilizou três palavras para resumir o que envolve o Theatro Circo: relevância, reconhecimento e recuperação.

Sobre a relevância, o edil lembrou o importante papel do Theatro Circo nas várias dinâmicas culturais da cidade, lembrando que assume a coordenação do Braga Media Arts e da Estratégia Cultural Braga 2030, na senda da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.
“Reconhecimento pelo trabalho que todos aqui desenvolvem”, explicou, e “recuperação pela forma como retomou a actividade e apresenta, para Setembro e Outubro, um cartaz muito interessante e diversificado”.
“Podemos e vamos encarar o futuro com optimismo, em prol de Braga e dos bracarenses”, rematou o autarca.

Miguel Ângelo abre programação de Setembro

O Theatro Circo permanecerá de portas fechadas durante o mês de Agosto, como já estava previsto. Este encerramento será aproveitado para realizar algum s obras no espaço ,nomeadamente na zona de escritórios, intervenção que já estava programada.
Em Setembro, reabre portas, concretamente no dia 5, com um concerto de Miguel Ângelo, que vai ter Filipe Sambado e Chinaskee como convidados em palco.
A programação para Setembro e Outubro foi divulgada ontem, por Paulo Bradão, que destacou o facto de a programação privilegiar o teatro, algo que só é possível devido ao decréscimo de eventos o que dá margem para montagem de cenários e ensaios das companhias.

Uma semana depois, o Theatro Circo recebe Moullinex, com a convidada Selma Uamusse.
O monólogo teatral ‘A Grande Vaga de Frio’, com Isabel Silvestre, é encenado no dia 11.
A 18 de Setembro, David Bruno apresenta-se com o seu mais recente álbum, ‘Raiashopping’.
No dia seguinte, sobem ao palco Medeiros/Lucas, com Rui Souza ao piano.
O mês fecha com Rui Massena, que se apresenta no dia 26.

Outubro no Theatro Circo começa com a cantautora Cátia Mazari Oliveira e o seu projecto ‘A Garota Não’, no dia 2.
A Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob direcção de Osvaldo Ferreira, apresenta ‘From Mozart to Beethoven’, no dia seguinte.
Nos dias 9 e 10 de Outubro, o encenador Tiago Correia leva ao palco ‘Alma’, e a Jangada Teatro apresenta Pinóquio’, um espectáculo para o público infanto-juvenil, nos dias 16 e 17 do mesmo mês.
Ainda no teatro, no dia 22 há a récita de ‘Castro’, com encenação de Nuno Cardoso.
No dia 24, o Theatro Circo recebe Noiserv, que estará a apresentar o novo disco, ‘Uma palavra começada por N’.
Entre 11 de Setembro e 31 de Outubro, vai estar exposta, no salão nobre do Theatro Circo, a exposição ‘Live, Love, Refugee’, do fotógrafo Omar Imam, numa iniciativa que integra os Encontros da Imagem.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho