Na Praça, um temaki gourmet é a aposta do Shibui Sushi
2023-06-09 às 06h00
Final da Taça AF Braga de amanhã vai colocar frente a frente dois clubes que já conquistaram a prova.rainha do futebol distrital bracarense em três ocasiões. Barcelenses procuram desfrutar, vimaranenses querem amenizar a dor pela descida.
É já este Sábado que Santa Maria e Serzedelo vão procurar conquistar a quarta Taça AF Braga dos respectivos palmarés. A partir das 18 horas, no Estádio do FC Vizela, vai ser dado o pontapé de saída naquele que é o ponto alto da grande fedsta do futebol distrital, que vai consagrar todos os campeões da temporada que agora encerra, numa cerimónia que arranca pelas 14.45 horas.
João Salgueiro, técnico do Santa Maria, já conquistou o troféu em duas ocasiões, a última já ao serviço dos barcelenses, mas negou que haja uma apetência especial para ser feliz na Taça.
“Vai surgir naturalmente. Sabemos que a taça dita muito o que é o nosso percurso. Há a questão dos sorteios e é um caminho que nunca conseguimos perceber o que vamos encontrar no trajecto até à final. Se tenho a sorte de jogar a final pela terceira vez, espero bem que não seja a última”, disse, recusando um alento especial pela forma como a equipa deu a volta a uma desvantagem de dois golos diante do Vieira, na segunda mão da meia-final.
“Aquele jogo terminou ali e sabemos que uma final é diferente, nunca sabemos qual é o estado de espírito dos jogadores. São duas equipas jovens e não sabemos como vão estar mentalmente”, frisou, alertando para a necessidade de gerir expectativas pelo facto de o jogo ser transmitido no canal 11.
“Tenho muitos miúdos à volta dos 20,21 anos. Não sabemos como é que vão encarar este tipo de situações. Nada é igual, até para os treinadores. Sabemos que o canal 11 tem uma visibilidade muito grande e isto é um estímulo para todos. Vamos tentar acalmar as hostes, perceber que as finais são sempre difíceis”, lembrou.
Do lado do Serzedelo, que acabou por descer de divisão numa época complicada, o técnico Pedro Ferreira apontou os motivos pelos quais, na Taça, as coisas acabaram por correr melhor.
“Quando pegámos na equipa havia já um fosso pontual grande para se poder salvar da descida. Isso pesou sempre no subconsciente dos jogadores e na sua postura em campo. Entrou sempre muito ansiosa e a correr atrais do prejuízo. Na Taça encontramos sempre um ambiente diferente e aí a equipa afirmou-se, foi passando de etapa a etapa. A equipa é muito jovem mas tem atletas com muito valor e está ansiosa por mostrar nesta final o valor que realmente tem e que não ficou plasmado no campeonato”, frisou, adiantando que a questão do favoritismo “não se coloca nas finais”, embora admita que as pessoas possam atribuir maiores chances de vitória ao Santa Maria do que ao Serzedelo, tendo em conta as temporadas de ambas as equipas, prometendo ir atrás das suas chances de conquistar o troféu.
Já sobre a transmissão televisiva, Pedro Ferreira coloca dois pesos numa balança.
“Para os jogadores poderá um factor extra de motivação. É, também, um factor adicional em termos de pressão. Notei que eles tinham essa expectativa e entusiasmo e penso que isso engrandece a própria competição e é uma iniciativa de louvar.”
28 Setembro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário