Eco Maratona promove controlo de invasoras
2011-09-14 às 06h00
A SketchPixel factura meio milhão de euros ao terceiro ano. É uma Spin-off tecnológica da UMinho que levou uma aplicação ao top 50 da iPhone e perspectiva eventos em 4D.
A Sketchpixel, uma spin-off da Universidade do Minho instalada no AvePark, em Guimarães, espera atingir este ano um volume de negócios de cerca de 500 mil euros.
A empresa de novas tecnologias trabalha com a maioria das agências criativas de Portugal, bem como em França e no Brasil, onde tem sucursais, além da República Dominicana, Marrocos, Angola, Espanha, Singapura e Colômbia.
O próximo passo é abrir escritórios na Alemanha e na Colômbia, afirmando-se na América do Sul.
Perspectiva-se já eventos em 4D como poderosas armas de marketing e publicidade e o investimento em ferramentas de topo para atingir novos estágios de evolução das suas próprias criações.
Criada em 2008, a SketchPixel já é uma das grandes empresas portuguesas no mercado das animações 3D, garantindo, através da busca pela inovação, condições para competir no mercado internacional a nível da publicidade, arquitectura, holografia, animação, efeitos especiais para televisão e “motion graphics”.
Pirâmide holográfica pioneira
A SketchPixele está a desenvolver uma pirâmide holográfica - ramo no qual é pioneira em Portugal - com trabalhos de realidade aumentada, projecção em edifícios e simulações, por exemplo, no apoio prévio para cirurgias, ou em interiores de casas vazias, para publicidade. Das aplicações móveis que criou para iPhone, iPad e Android, “My Local Guide Braga” atingiu recentemente o top 50 mundial das aplicações para iPhone.
Miguel Abreu, fundador e CEO da empresa, acentua a crescente aposta em projectos inovadores, como o sistema de “motion capture” através de câmaras web, permitindo a qualquer pessoa animar um personagem 3D com os próprios movimentos do corpo.
“Iremos adaptar esta tecnologia à realidade aumentada, para que qualquer criança ou adulto consiga animar o seu avatar na sala de estar ou criar um teatro com personagens históricas na sala de aula”, assegura Miguel Abreu.
Aposta na investigação e no ensino superior
Esta jovem empresa está a aperfeiçoar uma série de animação em 3D estereoscópico para TV e um “Mordomo Virtual Holográfico” - ambos aguardam apenas por investidores ou a aprovação de fundos comunitários do QREN.
A SketchPixel tem em curso um projecto que engloba animação, arquitectura, web e aplicações móveis para o mercado francês, a possível concretização de uma projecção holográfica numa rede bancária na Suíça e, de novo, as campanhas de Natal em Portugal.
O cliente-tipo da Sketchpixel não procura soluções standards, mas sim o desenvolvimento de soluções ajustadas ao seu caso. Miguel Abreu adianta que “o mundo global precisa de um olhar atento diário, pelo que a participação em fóruns e discussões na internet tem permitido abrir portas ao mercado internacional”.
UMinho: relação excelente
A SketchPixel possui dezoito colaboradores, a maioria formados na UMinho, que dedicam boa parte do tempo à investigação, “num ambiente laboral descontraído, mas profissional e evolucionista”.
A empresa tem estreitado as relações com instituições de ensino superior.
“Temos uma política de recrutamento de gente nova e com vontade e as faculdades são o primeiro campo de pesquisa. Temos excelentes relações com a UMinho e o Centro de Computação Gráfica, no campus de Azurém”, diz Miguel Abreu, que espera forte intercâmbio com o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL), em Braga.
Miguel Abreu formou-se em Relações Internacionais na UMinho e Artes Digitais e Multimédia na ESAD, áreas distintas que lhe permitiram “ter uma visão ampla do negócio”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário