Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
“Solar das Bouças produz vinhos com qualidade acima da média”
CVR, CM Guimarães e Laboratório da Paisagem promovem concurso para um Natal mais sustentável

“Solar das Bouças produz vinhos com qualidade acima da média”

CIAB acolheu última sessão de formação do Projecto SMIC 2022

“Solar das Bouças produz vinhos com qualidade acima da média”

Cávado

2022-09-28 às 10h15

Libânia Pereira Libânia Pereira

Considerado um ícone na região, o Solar das Bouças produz vinhos verdes de excelência. Nos cerca de 23 hectares de vinha predomina o Loureiro, uma casta muito acarinhada pelos consumidores.

Citação

“Produzir vinhos com qualidade acima da média” é o compromisso do Solar das Bouças, casa que se tem vindo a dedicar à produção de vinho verde de excelência. Sendo considerada um ícone da região, esta casa continua a trabalhar para “manter esse nome, a tipicidade e a qualidade que sempre apresentou”, afirma o enólogo Pedro Campos.
Localizado na freguesia de Prozelo, Amares, o Solar das Bouças conta com cerca de 23 hectares de vinha, onde estão plantadas maioritariamente as castas Loureiro e Alvarinho, havendo também um pouco da casta Arinto.
Produzido e engarrafado na quinta, o vinho verde Solar das Bouças utiliza, exclusivamente, uvas produzidas na propriedade.
Nesta quinta encontramos “um vinho base que resulta de uma mistura das três castas - o Solar das Bouças; um monovarietal Solar das Bouças - Loureiro; um outro que resulta de uma mistura de Alvarinho com Loureiro - Solar das Bouças - Colheita Seleccionada; o Solar das Bouças - Alvarinho; e o Solar das Bouças - Premium, que é um vinho de uma selecção mais apurada da casta Alvarinho”, explica Pedro Campos da equipa de enologia, que tem como enólogo principal Fernando Moura.
A casta em predominância no Solar das Bouças é o Loureiro, esta é uma casa “conhecida há vários anos por produzir óptimos Loureiros, durante muitos anos foi considerada um ícone da região e estamos a trabalhar para manter esse nome, a tipicidade e a qualidade que a casa sempre apresentou”, assegura Pedro Campos.
De acordo com o enólogo, o Loureiro é muito acarinhado pelos consumidores, e “é interessante para nós ter esse reconhecimento, até porque estamos num local que na minha opinião é um bom local para produzir Loureiro que é o vale do Cávado. Existe uma espécie de microclima neste terreno rodeado por montanhas que faz com que o Loureiro tenha uma maturação muito equilibrada e isso nota-se no resultado final”, considera.
Ao longo das últimas 3 semanas foram realizadas as vindimas no Solar das Bouças, processo que foi realizado segundo o método tradicional envolvendo cerca de 30 pessoas.
Nesta Quinta, o processo das vindimas é realizado de forma manual, mas a realidade é que encontrar quem esteja disposto a trabalhar nas vindimas é cada vez mais difícil”, reconhece Pedro Campos, acrescentando que “a vindima mecânica vai trazer grandes vantagens no futuro, permitindo um controlo maior sobre a data da vindima, e sobre todo o processo”.
Actualmente a adega do Solar das Bouças está equipado para uma vindima manual, “mas se uma vindima mecânica for implementada, teremos que remodelar algumas infra-estruturas na adega”, afirma o enólogo.
Relativamente à qualidade do produto final, Pedro Campos defende que a vindima mecânica não provoca grandes alterações, “com excepção do vinho premium que será sempre vindimado à mão, já que a selecção na vinha é muito mais exigente, e isso traduz-se numa qualidade maior dos vinhos”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho