Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Solar das Bouças Art & Wine une o vinho, a arte e o enoturismo
"Valorizamos esta prova"

Solar das Bouças Art & Wine une o vinho, a arte e o enoturismo

Duetos atraem 12 tunas a concurso no XXVII Celta

Solar das Bouças Art & Wine  une o vinho, a arte e o enoturismo

Cávado

2022-09-28 às 09h15

Libânia Pereira Libânia Pereira

Num único espaço o Solar das Bouças Art & Wine conciliou a produção de vinhos, o enoturismo e o mundo das artes. O projecto inovador que surgiu em 2018 seduz amantes do vinho, da arte, da natureza e tranquilidade.

Citação

A história do Solar das Bouças remonta ao século XVIII, contudo é no ano de 2018 que este espaço renasce nas mãos de António Ressurreição, o qual deu vida a um projecto que une o vinho, as artes e o enoturismo.
Foi a sua história, todo o edificado e todo o potencial, que atraiu a atenção de António Ressurreição, e o fez apostar na aquisição do Solar das Bouças em finais de 2018. “Foi um projecto que nasceu de uma vontade de mudar de vida. Estava cansado do mundo da indústria da moda, e várias razões levaram-me a tomar a decisão de, após 40 anos, mudar de sector”, revela.
A produção de vinho no Solar das Bouças é uma tradição secular, “este foi o primeiro ou um dos primeiros ‘vignerons’ de vinho verde, conta António Ressurreição. Contudo, a ideia sempre foi criar algo maior, e paralelamente à produção de vinhos, António Ressurreição apostou no enoturismo, e na arte enquanto elemento diferenciador do Solar.
Actualmente o enoturismo assume-se como uma actividade de grande importância para o Solar das Bouças, dispondo de três diferentes alojamentos: Solar das Bouças, Casa da Eira e Casa de Montariol. Provas de vinhos, passeios pela vinha, ou piqueniques na Quinta, são algumas das actividades disponíveis no âmbito deste projecto de enoturismo.
No Solar das Bouças existe uma capela que contém com uma peça única encomendada pelo anterior proprietário ao escultor de referência João Cutileiro. Intitulado ‘O Crucificado’, a imagem central da capela, serviu de mote para juntar a arte e o vinho. “Foi o ponto de partida para mudarmos a nossa assinatura e passarmos para o conceito Solar das Bouças Art & Wine”.
A galeria de arte abriu portas em 2019 e teve como primeiro evento ‘Da Leira para a Bouça’, o qual foi inspirado no evento ‘Arte na Leira’ (realizado há mais de 20 anos na Serra de Arga no atelier de Mário Rocha). A iniciativa que trouxe trabalhos da Leira para a Bouça vai repetir-se no final deste ano.
O Solar das Bouças dispõe de uma galeria de arte com peças de conceituados artistas, pintores e escultores, nomeadamente João Cutileiro, Júlio Resende, Bual, Mário Rocha, entre outros.
A arte está espalhada um pouco por todo o espaço do Solar, havendo inclusive salas dedicadas a diferentes artistas. Assim, cada canto torna-se numa surpresa, e António Ressurreição revela que pretende continuar a “expandir este conceito a mais áreas da Quinta”.
Além da produção de vinhos, do enoturismo, e da galeria de arte, o Solar das Bouças Art & Wine tem ainda um espaço dedicado à realização de eventos. Trata-se de um salão de eventos “que decidimos reactivar, melhorar e requalificar no sentido de termos aqui uma oferta diversificada”, conta.
Localizado na freguesia de Prozelo, eno concelho de Amares o Solar das Bouças Art & Wine é assim o espaço ideal para os “amantes dos vinhos, da arte, da natureza, do bem-estar, do sossego e da paz”, assegura António Ressurreição.

Deixa o teu comentário

Tudo bons rapazes
Desporto

Tudo bons rapazes

03 Dezembro 2022

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho