Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Software criado em Braga quer revolucionar mundo documental
Dona Petisca: uma casa de petiscos bem portugueses

Software criado em Braga quer revolucionar mundo documental

Ricardo Rio: “Queremos que os TUB sejam, de facto, uma alternativa credível, na qual os bracarenses podem confiar”

Ensino

2018-07-25 às 20h19

Redacção

Chama-se ‘Roda’ e é um novo software criado por uma spin-off da Universidade do Minho que promete tornar-se na maior ajuda de sempre para repositar documentos da União Europeia.

Chama-se ‘Roda’ e promete ser uma grande ajuda aos serviços documentais. Trata-se de um novo ‘software’ criado por uma empresa bracarense que vai suportar o arquivo da legislação da União Europeia - um repositório digital que integra mais de 75 milhões de ficheiros, incluindo tratados, regulamentos e acórdãos, anunciou ontem a Universidade do Minho.
Em comunicado, a Universidade do Minho (UMinho) explica que a tecnologia, apelidada de ‘Roda’, foi criada por uma das suas ‘spin-offs’, a Keep Solutions, em parceria com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
“(O Roda) é um repositório capaz de incorporar, preservar e dar acesso a todo o tipo de material produzido por grandes organizações públicas ou privadas. Segue normas internacionais para sistemas de preservação digital, permitindo que a informação permaneça autêntica e acessível ao longo do tempo”, explica no texto o director para a inovação da Keep Solutions, Luís Faria.

Segundo a academia minhota, aquele software português foi seleccionado entre várias propostas pelo Serviço de Publicações da União Europeia, sediado no Luxemburgo e que assegura a edição das publicações das instituições europeias.
O Serviço de Publicações da União Europeia é “também responsável pela produção e difusão de documentos jurídicos e pela gestão das plataformas europeias que disponibilizam a cidadãos, empresas e governos informações e dados oficiais da UE, tais como o Portal de Dados Abertos da União Europeia e o EUR-LEX - Acesso ao Direito da União Europeia, que dá acesso gratuito ao Jornal Oficial da UE, entre outros”, lê-se.
A Keep Solutions foi fundada há dez anos e dedica-se ao desenvolvimento de soluções avançadas para a área da gestão de informação e da preservação digital, tendo vindo a trabalhar com instituições como a Presidência da República, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o Exército e a Marinha, vários ministérios e universidades, dezenas de municípios e outras entidades.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.