Correio do Minho

Braga,

- +
Socióloga da UM lança livro sobre relação entre Portugal e Europa
Daniel Sousa: “Queremos tornar a nossa casa na nossa fortaleza”

Socióloga da UM lança livro sobre relação entre Portugal e Europa

SC Braga em terceiro lugar na gtaça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato

Socióloga da UM lança livro sobre relação entre Portugal e Europa

Ensino

2012-12-08 às 06h00

Redacção Redacção

Rita Ribeiro, professora do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho, apresenta o livro “A Europa na Identidade Nacional” esta segunda-feira, dia 10, às 19h, na Livraria Centésima Página, em Braga.

Citação

Rita Ribeiro, professora do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho, apresenta o livro “A Europa na Identidade Nacional” esta segunda-feira, dia 10, às 19h, na Livraria Centésima Página, em Braga. A publicação teve como objetivo compreender de que forma Portugal se posicionou na Europa durante o último século e meio e também analisar a importância do velho continente para os portugueses.
 
A sessão de apresentação está a cargo do professor Luís Manuel Cunha e conta com Manuel Carlos Silva, diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais da UMinho, do qual a autora também faz parte. Editada pela Afrontamento, a obra de 262 páginas constitui uma abordagem à relação de Portugal com a Europa. A publicação dá especial destaque aos movimentos de distanciamento e aproximação de Portugal nos períodos do Estado Novo e do regime democrático pós-1974.
 
“O objetivo foi compreender de que forma, nas décadas mais recentes, marcadas pela integração do país na União Europeia, ocorreu uma confluência entre os projetos português e europeu e analisar como esse processo tem vindo a interagir com a definição nacional dos portugueses”, explica Rita Ribeiro. O livro contém ainda uma discussão sobre os eixos fundamentais das tematizações mítico-ideológicas da identidade portuguesa e uma análise dedicada ao sentido ambivalente que o velho continente assume na reflexividade nacional.
 
Rita Ribeiro, de 40 anos, é natural do Porto. Realizou o mestrado em Antropologia e o doutoramento em Sociologia, na UMinho. É professora do Instituto de Ciências Sociais há 16 anos e desenvolve investigação na área da sociologia da cultura, em particular no domínio das identidades coletivas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho