Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Símbolos do amor de Cristo chegam a Vila Verde em pleno Mês do Romance
Tudo pronto para a sétima edição da Meia-Maratona de Braga

Símbolos do amor de Cristo chegam a Vila Verde em pleno Mês do Romance

Onda guerreira vai inundar Chaves

Símbolos do amor de Cristo chegam a Vila Verde em pleno Mês do Romance

Cávado

2023-02-03 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude - a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani - vão estar em Vila Verde, nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro. Em pleno Mês do Romance, o convite é chegar a todos, não só aos jovens e à Igreja.

Citação

Em pleno Mês do Romance, os símbolos do amor de Cristo pela humanidade - das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que se realizam, em Lisboa, em Agosto - chegam a Vila Verde, numa data especial, nos próximos dias 13, 14 e 15, abrangendo o Dia dos Namorados, num concelho onde o amor é celebrado intensamente nas mais diversas formas.
Na cerimónia de apresentação da Peregrinação dos Símbolos, que teve lugar no Santuário de Nossa Senhora do Alívio, o padre Sandro Vasconcelos lembrou o tema escolhido pelo Papa Francisco, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, para deixar o convite.

“Levantar e ir. Há uma Igreja que se levanta ao encontro, não só dos jovens, mas ao encontro de todos. Uma Igreja que tem que estar em saída, às vezes gostávamos de ter os jovens na Igreja, mas precisamos de fazer a pergunta: onde é que os jovens gostam que a Igreja esteja? E é nesta perspectiva que vamos ao encontro de todos”, sublinhou o responsável do Comité Organizador Arciprestal de Vila Verde, explicando que a passagem dos símbolos da JMJ permite “o despertar para esta jornada”.
A Cruz com 3,80 metros, conhecida como Cruz Peregrina ou Cruz das Jornadas foi oferecida pela Papa João Paulo II, que, em 1984, pediu: “carreguem-na pelo mundo como símbolo de amor de Cristo pela humanidade”. “É curioso, símbolo do amor aqui neste concelho que é o concelho do amor, onde o amor acontece e o amor se vive de forma diferente em pleno Mês do Romance, onde teremos a passagem dos símbolos em pleno Dia dos Namorados”, realçou o padre Sandro, destacando o segundo símbolo da fé, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, também oferecido por João Paulo II.

“Estarão no concelho com intenção de chegar a todos. Não apenas aos jovens, mas a todos, não apenas à Igreja, mas a todos os ambientes”, frisou.
Na cerimónia, a presidente da câmara, Júlia Fernandes, confessou o “grande orgulho” por Vila Verde receber os símbolos numa data tão especial, “em que celebramos o amor, o amor em todas as formas, o amor fraterno e o amor pela humanidade’.

“Estas jornadas trazem isso mesmo, uma mensagem muito forte de amor, de paz, de solidariedade entre todos num momento em que o mundo tanto precisa de todas estas mensagens e sobretudo os nossos jovens’, sublinhou, enaltecendo a “extraordinária articulação das instituições”, numa “iniciativa que se quer de grande alcance e que chegue a toda a população”.
Símbolos chegam ao Santuário de Nossa Senhora do Alívio, no dia 13, de onde saem em cortejo para a Igreja de Vila Verde, num programa que prevê passagens pela EPATV, Misericórdia, Quartel dos Bombeiros e Câmara Municipal. No dia 14, estarão expostos numa das rotundas mais movimentadas do concelho, na EN 101, seguindo para a Vila de Prado, Pico de Regalados e Ribeira do Neiva.

13 de Fevereiro  

21h – Símbolos saem do Santuário de Nossa Senhora
do Alívio, em cortejo automóvel, até à Igreja de Vila Verde, acompanhado pelo Clube Motard de Prado com tochas  
21h30 – U`PRAY – Levanta-te e reza (Igreja de Vila Verde)  

14 de Fevereiro  

8h-11h – Símbolos na Igreja
de Vila Verde, aberta a todos
11h30h – Acolhimento dos símbolos no auditório da EPATV, onde será servido um almoço romântico, inserido na iniciativa Namorar Portugal 
15h30 – Acolhimento dos símbolos no Hospital da Misericórdia de Vila Verde
17h – Passagem no Quartel Bombeiros Voluntários, seguindo para a rotunda da EN 101 de acesso ao Pingo Doce 
21h – Saída do Largo de S. Sebas-tião (Prado) até à Igreja Nova
21h30 – CONCERT’AMOR  
Concerto da Escola de Música de Prado, Adoração ao Santíssimo e bênção do Amor (Igreja Prado)

15 de Fevereiro  

8h-11h – Símbolos em exposição na Igreja de Vila Verde
11h05 – Acolhimento dos símbolos na Câmara Municipal 
15h30 – Acolhimento e Oração na Vila de Pico de Regalados  
16h30 – Acolhimento no Pavi-lhão da EB2,3 da Ribeira Neiva.  

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho