Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Sílvia Mota Lopes apresentou ‘Esboço’ na Casa do Professor
Famalicão: Alunos da Escola Secundária de Joane e o artista Martinho Dias partilharam pintura de mural

Sílvia Mota Lopes apresentou ‘Esboço’ na Casa do Professor

Cabeceiras de Basto: Vereadora da Educação associou-se à Semana dos Afetos

Braga

2017-04-30 às 08h05

Rui Miguel Graça

Primeiro livro de poesia da escritora e pintora bracarense encheu a Casa do Professor num momento de grande “emoção”, já que coincidiu com o seu aniversário.

A escritora bracarense Sílvia Mota Lopes apresentou o seu primeiro livro de poesia ‘Esboço’, publicado pela Editame. A cerimónia decorreu na Casa do Professor em Braga e teve o condão de coincidir com o seu aniversário, facto que a deixou “duplamente feliz”. Numa cerimónia com casa cheia, onde marcaram presença muitos amigos e familiares, a autora bracarense destaca que “foram momentos de grande emoção”, e que “houve muita empatia” com os presentes e onde não faltou o bolo de aniversário.
Para retratar o livro, o também poeta bracarense Álvaro Oliveira, refere-se ao esboço como “A Vida não é um poema/mas pode ser poesia…”. “É com este fragmento que inicio a releitura de um belíssimo poema registado na primeira página do livro”, destaca ainda.
“Sabemos, por outro lado, que a Sílvia enquanto poeta, é uma verdadeira artista da palavra, como podemos ver: «Sinto nas mãos o peso diário das palavras/ mesmo saudando as árvores e os pássaro». Por isso e apesar disso, a Sílvia rege-se por critérios que assentam em patamares de lealdade com a escrita, com a literatura e com a arte e (porque não dizê-lo?) com o leitor. Assim, ela dá-se por inteiro a uma arte tão susceptível de variadas interpretações e diferentes olhares, um pouco como quem sente nas mãos palavras e o peso das coisas”, refere ainda o autor Álvaro Oliveira, numa análise ao primeiro livro de Poesia da autora bracarense.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.