Ricardo Alves: “Pensar Póvoa de Lanhoso como um destino sustentável”
2023-06-05 às 08h00
Gravações decorreram em diversos espaços bracarenses, incluindo as instalações do jornal Correio do Minho e da rádio Antena Minho. A ideia original é de Tino Navarro e tem Pedro Ribeiro como realizador e argumento de Tiago Santos
É já na quarta-feira à noite (21 horas) que estreia no Canal 1 da RTP, a série Polícial ‘Braga’.
Com realização de Pedro Ribeiro e argumento de Tiago Santos, a série é uma ideia original de Tino Navarro.
A história assenta na investigação da morte de um jovem de etnia cigana depois de este estabelecer relações com um padre de uma paróquia de Braga. Tanto a polícia como o padre fazem investigações para apurar o que levou à morte do jovem.
Em entrevista à rádio Antena Minho, o autor da série, Tino Navarro, revela que se trata de “uma história actual forte, com grande relevância social. Fala de um crime e foi gravada em Braga, com a participação de actores, actrizes e técnicos de Braga. Isso dá uma marca distintiva. Com o aparecimento do corpo do ‘Carlitos’ no miradouro do Bom Jesus, segue-se a investigação à morte do jovem”.
O crime foi notícia num jornal local, pelo que algumas cenas foram gravadas nas instalações do jornal Correio do Minho e da rádio Antena Minho. “Agradecemos muito ao Correio do Minho porque era um ‘décor’ (cenário) importante para nós o de um jornal local. Felizmente o Correio do Minho disponibilizou algumas salas para podernos filmar. O jornal da série é muito mais pequeno que o Correio do Minho. Era importante concentrar na acção três ou quatro personagens do jornal. Essas gra-vações correram muito bem”, disse.
A série contou com a colaboração da Câmara Municipal de Braga, o que permitiu gravar em espaços como o centro da cidade ou no Bairro das Enguardas.
“Tivemos sempre a compreensão das pessoas e das instituições para podermos filmar na Sé de Braga, no Bairro das Enguardas ou no Bom Jesus. Um dos ‘décors’ (cenários) fundamentais é uma igreja, que seria a igreja do Bairro das Enguardas, para onde o padre vai, mas no bairro das Enguardas não há igrejas. Tivemos de criar uma igreja e críamos a Universidade de Braga (filmada no IPCA, em Braga)”, explicou Tino Navarro.
O autor da série policial ‘Braga’, acrescentou que a cidade está “numa zona pujante, cheia de actividade e de grandes centros urbanos como o Porto e tem gente com muito talento”.
Uma das particularidades da série é contar com actores de etnia cigana (Maria Gil e António Oliveira Nunes, por exemplo) recrutados em ‘castings’ realizados em todo o país.
O recurso a actores de etnia cigana permitiu ao autor da série passar uma mensagem espe- cial.
“Somos todos pessoas diferentes, com gostos diferentes. Todos merecemos o mesmo respeito como pessoas, como seres que pensamos, que temos família. A mim choca-me a exclusão social e o racismo. No Bairro das Enguardas há pessoas de várias etnias que apenas têm em comum o facto de serem pobres e marginalizadas”, indicou Tino Navarro. O elenco da série ´Braga’ é composto por Hélder Afonso, Luís Henrique Matos, Carolina Frias, Beatriz Domingues, Patrícia André, Marco Paiva, Maria Gil, António Oliveira Nunes, João Maneira, Salvador Gil, Rui Madeira, Carlos Sebastião e Tiago Sarmento.
A série contou com apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema. Cada um dos oito episódios tem 45 minutos de duração.
01 Outubro 2023
01 Outubro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário