Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Sensibilizar os jovens para espírito olímpico
Nuno Andrade Blues Drive no palco do Alma do Raio

Sensibilizar os jovens para espírito olímpico

‘Árvore dos Sonhos’ dá prendas de Natal a cem utentes de IPSS

Sensibilizar os jovens  para espírito olímpico

Desporto

2022-09-28 às 16h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Escola André Soares assinala a ‘Semana Olímpica’ com várias actividades. Nadadora Tamila Holub partilhou experiência com os mais novos.

Citação

Sensibilizar os mais novos para o espírito olímpico e para os valores de partilha, respeito, excelência e superação. Numa mensagem que pretende incentivar a prática desportiva e ajudar a contrariar a tendência nacional, que coloca Portugal na cauda europeia em termos de actividade física.
“O desporto é das coisas mais importantes que nós temos na nossa sociedade e é importante que todos juntos trabalhemos para sensibilizar as crianças no que toca a este assunto, é trabalho dos professores, dos atletas, dos treinadores, de todos nós, não podemos estar à espera que alguém faça esse trabalho”, realçou Tamila Holub, nadadora do SC Braga e atleta olímpica, que marcou presença na Escola André Soares, no âmbito das actividades da ‘Semana Olímpica’, integrada na Semana Europeia do Desporto.
Numa sessão formativa sobre o Mundo Olímpico, Tamila Holub lembrou a importância do papel dos pais na transmissão dos valores desportivos, porque “também têm que mostrar os Jogos Olímpicos aos miúdos em casa, temos todos que trabalhar em conjunto, não podemos esperar que algo mude se não fazemos nada para isso”.
“Noto que as crianças estão muito indiferentes aos Jogos Olímpicos, pouca gente sabe. Como andei aqui na escola, é a minha casa, já tinha pensado neste projecto há muito tempo e foi uma iniciativa minha. A escola apoiou-me logo e o Comité Olímpico de Portugal deu-me luz verde e estou aqui para deixar esta mensagem e para contribuir para que tenhamos mais crianças a praticar desporto”, realçou a atleta bracarense.
Entre os vários conselhos deixados aos mais novos - juntamente com a história em retrospectiva dos Jogos Olímpicos - Tamila Holub foi clara: “que experimentem, nunca sabes se és bom em algo, se não experimentares. Não se pode esperar um resultado rápido, agora estamos habituados a um resultado rápido e não pode ser, temos que estar prontos a trabalhar para resultados a longo prazo. Ou seja, experimentem diferentes modalidades e de certeza que vão encontrar uma que gostem e depois é só seguir em frente”.
No caso pessoal, Tamila tinha seis anos quando os pais a inscreveram na natação. “Era muito novinha, vim para Braga com três anos e comecei aos seis, felizmente correu sempre muito bem”, recordou a atleta, que já marcou presença em dois Jogos Olímpicos e espera voltar a repetir o feito.
“Estou a preparar os Jogos Olímpicos de 2024, tenho agora os mundiais onde vou tentar qualificar-me e depois o foco é os Jogos Olímpicos, como sempre”, frisou.
Sessão contou ainda com a presença de Sameiro Araújo, vice-presidente do Comité Olímpico de Portugal, que destacou o trabalho “muito interessante” que a Escola André Soares tem feito em termos de desporto, “é uma referência, sobretudo de promoção do desporto escolar”.
“Estamos aqui para incentivar à prática desportiva, porque um bom desportista é sempre um bom cidadão e a saúde é também extremamente importante, o desporto é a base da prevenção”, explicou a treinadora, que esteve presente em oito Jogos Olímpicos, elogiando a nadadora do SC Braga.
“A Tamila é um exemplo de desportista e de pessoa. É uma atleta da casa, com um percurso brilhante e gostaria muito que vocês fossem sensibilizados para os valores olímpicos que ela transmite, como amizade, excelência, respeito, o ajudar o outro. A Tamila é um exemplo para todos nós. Quando um dia ela entrou no meu gabinete, ainda pequenina, vi logo que com o seu querer, com a sua garra, determinação e superação ia chegar longe. E vai chegar longe”, rematou Sameiro Araújo.

Deixa o teu comentário

Últimas Desporto

03 Dezembro 2022

"Valorizamos esta prova"

03 Dezembro 2022

Tudo bons rapazes

Tudo bons rapazes
Desporto

Tudo bons rapazes

03 Dezembro 2022

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho