Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
“Sempre acreditei que ele chegaria lá”
‘Rei Édipo’ alerta para temas actuais

“Sempre acreditei que ele chegaria lá”

Guimarães promove parcerias de criatividade no setor têxtil em Tilburg

“Sempre acreditei que ele chegaria lá”

Desporto

2023-02-02 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Negócio de Vitinha vai permitir ao Águias de Alvite um encaixe de meio milhão de euros. Orgulho é o sentimento no clube de Cabeceiras.

Citação

Orgulho. Acima de tudo, orgulho, muita satisfação. E algumas lágrimas à mistura. A transferência histórica de Vitinha do SC Braga para o Marselha - que agitou o último dia do mercado de transferências - não surpreendeu Bernardino Dourado, coordenador do Águias de Alvite, que descobriu o “fenómeno” Vítor Oliveira, aos 11 anos, em Cavez (Cabeceiras de Basto) e nunca mais o largou.
“Encheu-nos de orgulho e satisfação. É sempre mais um passo, apesar de acharmos que ainda não chegou ao topo, é mais um passo em frente e enche-nos de orgulho”, começou por contar o responsável do clube onde o avançado iniciou a formação desportiva.
“Sempre acreditei que ele chegaria lá, mesmo sendo muito subjectivo percebermos isso aos 15 ou 16 anos, porque depende sempre de muitos factores que não controlamos. Felizmente, o Vítor conseguiu controlar todos os factores, juntando depois o valor e o talento que tem e as características intrínsecas à personalidade dele, tudo junto fez com que chegasse onde está hoje”, sublinhou.
Lembrando ser um jogador “que começou por baixo”, o coordenador enaltece a atitude de Vitinha “dentro de campo, onde lutou, lutou e lutou até chegar onde está”.
“Fui buscá-lo aos 11 anos a Cavez, coincidiu entrar no projecto da Escola Geração Benfica, em 2012, e nesse ano um amigo meu disse-me que ele estaria a treinar com os seniores do Cavez. Eu fui lá ver e nesse mesmo ano trouxe-o para a escola e nunca mais o larguei. Fui o acompanhante dele até ir para o SC Braga”, recordou, lembrando que Vitinha chegou a ficar “uma semana integrado nos treinos do Benfica, no Seixal”. “Até foi ele que marcou o golo, mas o Benfica estava cheio de internacionais, não se decidiram rápido e entretanto o Vítor foi treinar a Braga. Gostou do clube, o clube gostou dele e foi um amor à primeira vista. Ficámos todos um bocado bracarenses a partir daí. Até tenho gente da minha família que chorou por ele ter saído do SC Braga”.
Vitinha jogou pelo Águias de Alvite dos 12 aos 17 anos e desse tempo Bernardino Dourado recorda como o avançado “levava sempre as coisas muito a sério”: “não gostava quando os treinos não tinham a intensidade que ele gostava, às vezes tínhamos que poupar a relva e ele não gostava, não eram treinos intensos nem à maneira dele”.
“Ganhámos muitos jogos por causa dele, marcava sempre cinco ou seis golos por jogo, era um fenómeno para esta divisão e nesta formação. Numa época marcou 80 golos”, recordou o responsável, elogiando as qualidades do ponta-de-lança.
“É muito inteligente a jogar, sempre jogou bem de cabeça, tem um excelente jogo aéreo e joga bem tanto de pé esquerdo como pé direito. Mas a característica que mais destaco é que acreditou sempre que conseguia. Há quem diga que não tem técnica, mas não concordo. Ele tem tudo o que tem um excelente jogador de futebol. Espírito de sacrifício, humildade, técnica e qualidade. Está tudo consolidado para dar um grande jogador e chegar ainda mais longe”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho