Correio do Minho

Braga,

- +
Semana do Mundo Rural mostra potencialidades da agricultura
Monção entrega material escolar

Semana do Mundo Rural mostra potencialidades da agricultura

Buda Terrace: beber e petiscar com panorâmica para o coração da cidade

Semana do Mundo Rural mostra potencialidades da agricultura

Braga

2014-09-30 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Semana do Mundo Rural decorre até domingo com um vasto programa que integra a feira à moda antiga, um cortejo etnográfico das freguesias e várias palestras e seminários sobre agricultura.

Braga é a terceira cidade do país, mas é também um concelho com uma forte componente rural que o Município de Braga quer enaltecer e também potenciar como oportunidade para aqueles que buscam o primeiro emprego ou novas oportunidades laborais.

A exaltação do mundo rural decorre desde ontem e até domingo, com um vasto programa que integrará a feira à moda antiga, evento que já se realizava na Arcada por ocasião das comemorações do Dia do Turismo.

“O que fizemos foi integrar essa feira à moda antiga numa semana dedicada ao mundo rural. Integramos também no programa o cortejo etnográfico, uma iniciativa que queremos reavivar e para a qual desafiamos todas as freguesias a participarem e mostrarem as suas tradições, as suas culturas”, explicou Altino Bessa, vereador do pelouro que organiza esta primeira edição da Semana do Mundo Rural.
A feira à moda antiga passa a realizar-se na Praça do Pópulo.

O programa contempla um vasto leque de seminários e palestras, momentos que Altino Bessa espera que sejam aproveitados por aqueles que pretendem lançar mão às potencialidades da agricultura. Potencialidades que ganham protagonismo depois de nos últimos anos o sector ter sido renegado para segundo plano em detrimento da indústria e serviços.

Exemplo disso é sector do vinho. Há cerca de dez anos produziam-se no concelho de Braga mais de um milhão de litros de vinho, neste momento são produzidos pouco mais de 40 mil. Os números mostram que houve um abandono desta actividade que representa para o país mais de 300 milhões de euros em exportações. “Esta foi uma actividade que outros conselhos conseguiram aproveitar e que nós agora também queremos agarrar”, frisou Altino Bessa, em declarações ao ‘Correio do Minho’.

Nesta Semana do Mundo Rural o Município de Braga regista a colaboração de diversas entidades, entre as quais a Direcção Regional de Agricultura. Altino Bessa realça que será esta entidade a operacionalizar o novo PDR — Programa de Desenvolvimento Rural, que vai substituir o PRODER já em fase de conclusão.

“Queremos fazer uma aproximação entre o município e a Direcção Regional para trabalharmos em parceria e dar as ferramentas necessárias aqueles que querem olhar para a actividade agrícola como uma oportunidade”, rematou o vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural.

Programa marcado por seminários e a animação

‘Organizações de produtores e medidas de apoio’ foi o tema do seminário que ontem marcou o arranque desta Semana do Mundo Rural, no GNRation.
O dia de hoje é dedicado à agricultura biológica com visitas a explorações, uma sessão sobre ‘A Agricultura Biológica no Minho’ (15 horas) e outra sobre ‘Agricultura Biológica e Micologia’ (21.30 horas), ambas no GNRation.

Amanhã, a água está em destaque. No auditório da Agere realiza-se, às 9 horas, uma sessão sobre ‘Preservação de linhas de água’, iniciativa dirigida a técnicos e autarcas. À noite decorre a palestra ‘Nós e os Rios’, na Biblioteca Craveiro da Silva.

A feira à moda antiga arranca quinta-feira, dia em que se realiza um seminário sobre ‘Rede de conhecimento das tecnologias agrícolas da região norte’, às 14.30 horas, na AIMinho.
No sábado, destaque para um seminário sobre a vespa velutina (vulgarmente designada de asiática), um problema que assola a região. Só no concelho de Braga, disse Altino Bessa, já foram destruídos mais de cem ninhos, mas a praga continua a preocupar.

A animação será uma constante durante o fim-de-semana, com ‘showcooking’ e actuações de grupos de musica tradicional do concelho, sendo ainda de destacar o concurso da melhor broa de milho, a desfolhada, no sábado às 16.30 horas, e o cortejo etnográfico das freguesias, domingo, às 14.30 horas.

Deixa o teu comentário

Últimas Braga

15 Setembro 2019

Braga promove-se na Suíça

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.