Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Semana do cérebro no ‘5 ao dia’
Francês Tartarin e neerlandesa Franssen conquistam a vitória

Semana do cérebro no ‘5 ao dia’

Benfica vence em Guimarães e mantém-se ‘colado’ ao Sporting no topo

Semana  do cérebro  no ‘5 ao dia’

Braga

2025-03-16 às 12h31

Redacção Redacção

Crianças ficaram a conhecer quais os alimentos que ajudam à memória, nomeadamente os frutos vermelhos, pelo sua teor antioxidante.

Citação

Realizaram-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) as 22.ª e 23.ª sessões, do ano lectivo 2024/2025, do programa 5 ao Dia, nesta que já é a sua 14.ª edição, a qual contou, com a participação dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico das escolas EB Presa e EB Dume, do concelho de Braga, acompanhados pelas professoras Sandra Amaral, Marta Jesus, Maria do Céu Almeida e Clotilde Carção.
A “Semana Internacional do Cérebro” foi o tema em destaque para as actividades desenvolvidas no programa ‘5 ao dia’ que foram, desta forma, enriquecidas com dinâmicas pedagógicas e de entretenimento com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada como forma de promover a saúde do cérebro.

Neste âmbito, a equipa de nutricionistas, Analisa Neto, Ana Rita Pereira e Ana Teresa Machado, iniciaram as sessões informando as crianças que a alimentação tem um papel fundamental para manter o cérebro saudável e otimizar o seu desempenho, pelo que necessita de um fornecimento regular de nutrientes específicos para funcionar adequadamente a curto e longo prazo. Neste alinhamento, as nutricionistas deram como exemplo, as proteínas, contidas nas carnes magras, nas leguminosas e nos ovos, e que são essenciais para criar neurotransmissores; os lípidos, especifica- mente os ácidos gordos ómega-3, que se encontram nos peixes gordos e que são necessários para a saúde das células cerebrais; os hidratos de carbono complexos, como os cereais integrais, que fornecem energia sustentável para o cérebro, já que este consome 2/3 das necessidades diárias do organismo; e as vitaminas e minerais, principalmente, as vitaminas do complexo B por contribuírem para a saúde cognitiva, devido aos seus cofatores minerais, que são o ferro, o zinco e o iodo presentes em legumes verdes, como os espinafres, brócolos ou as couves frisadas.

As crianças foram informadas que as frutas também desempenham um papel significativo na melhoria da memória, como exemplo, os frutos vermelhos, pelo seu teor antioxidante, os citrinos, por serem ricos em vitamina C, que tem uma acção protetora sobre o cérebro e os frutos secos pelo seu teor em ómega-3 e fósforo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho