Correio do Minho

Braga, quarta-feira

'Secundária' de Vila Verde promove intercâmbio com polacos de Tychy
Candidaturas ao grande Prémio de Literatura dst até dia 29

'Secundária' de Vila Verde promove intercâmbio com polacos de Tychy

Município de Fafe faz balanço positivo da participação na BTL

As Nossas Escolas

2012-03-11 às 13h07

Redacção

Na passada semana, e por um período de cinco dias estiveram entre nós estudantes polacos do 3 Liceum Ogólnoksztalcace da cidade de Tychy na Polónia.

Na passada semana, e por um período de cinco dias estiveram entre nós estudantes polacos do 3 Liceum Ogólnoksztalcace da cidade de Tychy na Polónia.

Este intercâmbio que já dura há vários anos consiste na ida à Polónia e vinda a Portugal de um grupo de 4 Professores e sensivelmente 10 estudantes finalistas e visa um partilhar de experiências e conhecimentos das diferentes culturas.

Quando da nossa ida à Polónia, os estudantes portugueses ficaram em casa dos seus colegas polacos, e agora a exemplo do que aconteceu connosco lá, os estudantes polacos ficaram hospedados junto das famílias dos colegas portugueses. No decurso dos cinco dias de permanência (nosso lá, e deles cá) há todo um vasto programa pedagógico e cultural que “enche e encurta” os dias de permanência.

Enquanto lá visitamos Auschwitz, Fábrica da Fiat, minas de carvão e Cracóvia, cujo centro histórico faz parte do património Mundial, por cá, alunos e professores, assistiram a uma peça de Teatro realizada por alunos da nossa escola, uma apresentação em power point sobre História de Portugal, gastronomia e portugueses famosos, tendo ainda participado numa aula de dança com os estudantes portugueses numa aula curricular de Educação Física.

Visitaram ainda a Capital Europeia da Cultura (com visitas a zona nobre e requalificada) e da Juventude com visitas “obrigatórias” ao Estádio AXA, Sé de Braga e Bom Jesus. Foram também a Fátima, local de culto para os polacos, por via do Papa João Paulo II. Visitaram também a Invicta cidade do Porto onde passearam pelas caves do vinho do porto, Livraria Lello, Estação de S. Bento, Sé, Clérigos e Ribeira. No último dia de permanência entre nós, realizou-se uma visita às praias do Norte do País (Esposende, Apúlia e Viana do Castelo).

De salientar o jantar final de encerramento com a presença de todos os envolvidos no projeto, onde foi feita a entrega de diplomas a todos os participantes, e começou a ser já preparado o Intercâmbio do próximo ano.


*** Texto elaborado pela Escola ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.