Correio do Minho

Braga, quinta-feira

'Secundária' de Vila Verde promove intercâmbio com polacos de Tychy
“Braga é um exemplo na criação de emprego”

'Secundária' de Vila Verde promove intercâmbio com polacos de Tychy

Plantação de cannabis apreendida em Vila Nova de Famalicão

As Nossas Escolas

2012-03-11 às 13h07

Redacção

Na passada semana, e por um período de cinco dias estiveram entre nós estudantes polacos do 3 Liceum Ogólnoksztalcace da cidade de Tychy na Polónia.

Na passada semana, e por um período de cinco dias estiveram entre nós estudantes polacos do 3 Liceum Ogólnoksztalcace da cidade de Tychy na Polónia.

Este intercâmbio que já dura há vários anos consiste na ida à Polónia e vinda a Portugal de um grupo de 4 Professores e sensivelmente 10 estudantes finalistas e visa um partilhar de experiências e conhecimentos das diferentes culturas.

Quando da nossa ida à Polónia, os estudantes portugueses ficaram em casa dos seus colegas polacos, e agora a exemplo do que aconteceu connosco lá, os estudantes polacos ficaram hospedados junto das famílias dos colegas portugueses. No decurso dos cinco dias de permanência (nosso lá, e deles cá) há todo um vasto programa pedagógico e cultural que “enche e encurta” os dias de permanência.

Enquanto lá visitamos Auschwitz, Fábrica da Fiat, minas de carvão e Cracóvia, cujo centro histórico faz parte do património Mundial, por cá, alunos e professores, assistiram a uma peça de Teatro realizada por alunos da nossa escola, uma apresentação em power point sobre História de Portugal, gastronomia e portugueses famosos, tendo ainda participado numa aula de dança com os estudantes portugueses numa aula curricular de Educação Física.

Visitaram ainda a Capital Europeia da Cultura (com visitas a zona nobre e requalificada) e da Juventude com visitas “obrigatórias” ao Estádio AXA, Sé de Braga e Bom Jesus. Foram também a Fátima, local de culto para os polacos, por via do Papa João Paulo II. Visitaram também a Invicta cidade do Porto onde passearam pelas caves do vinho do porto, Livraria Lello, Estação de S. Bento, Sé, Clérigos e Ribeira. No último dia de permanência entre nós, realizou-se uma visita às praias do Norte do País (Esposende, Apúlia e Viana do Castelo).

De salientar o jantar final de encerramento com a presença de todos os envolvidos no projeto, onde foi feita a entrega de diplomas a todos os participantes, e começou a ser já preparado o Intercâmbio do próximo ano.


*** Texto elaborado pela Escola ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.