Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Secretário de Estado deixa apreço pelo que o IPCA tem construído
Quatro pessoas detidas por tráfico de droga

Secretário de Estado deixa apreço pelo que o IPCA tem construído

“Muita vontade de ganhar”

Secretário de Estado deixa apreço pelo que o IPCA  tem construído

Braga

2023-10-03 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

Mais de dois mil estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais foram recebidos ontem no IPCA. O Secretário de Estado do Ensino Superior esteve na sessão de boas-vindas.

Citação

O secretário de Estado do Ensino, Tecnologia e Ensino Superior acompanhou ontem o périplo de boas-vindas aos estudantes da 1.ª e 2.ª fase dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Pedro Teixeira enalteceu a marca que o IPCA se tornou, optando por “não imitar os outros e apostar na diferença”.
A recepção aos estudantes teve início no Altice Forum, em Braga, onde também foram recebidos pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o director da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), Filipe Chaves, a presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), Mariana Lima, e a vereadora da Câmara Municipal de Braga, Olga Pereira.
O secretário de Estado começou por enaltecer a marca que o IPCA, “o benjamim do ensino superior” se tornou: “O IPCA não tentou imitar os outros, mas optou pela diferença”. Pedro Teixeira referiu a sua satisfação em receber os estudantes do 1.° ano, a seu ver os mais entusiastas porque estão a chegar a uma nova realidade, e a importância das instituições de ensino superior na qualificação das pessoas para o desenvolvimento do país. “Estas instituições são, provavelmente, as mais importantes em cada localidade para o futuro dos jovens, daí ser tão gratificante perceber que os municípios as valorizam cada vez mais”, referiu.
Por seu turno, a presidente do IPCA lembrou aos estudantes a importância deste dia. “A vossa história no IPCA começa agora, assim como uma nova etapa das vossas vidas”. Maria José Fernandes apelou à solidariedade entre colegas, para que todos cheguem ao mesmo objectivo, sem pensar em desistir do ensino superior. “Olhem por vocês, mas nunca esqueçam o outro. Há serviços, projectos e pessoas para apoiar os estudantes, tanto em termos financeiros, como de relacionamento interpessoal, de integração ou mesmo de saúde”, alertou. Apelou também à participação dos estudantes nos grupos académicos, projectos de voluntariado, mentoria, e outras experiências que o IPCA proporciona, nomeadamente, a nível de mobilidades internacionais. “Estes anos são o grande desafio das vossas vidas e vão condicionar o vosso futuro, por isso, aproveitem-no da melhor forma”.
A presidente da AAIPCA sensibilizou os estudantes para tirarem proveito de tudo o que o IPCA tem para lhes oferecer. “Envolvam-se em tudo, não deixando de lado a parte do desenvolvimento pessoal, até porque conta cada vez mais até para o vosso futuro profissional”, apelou.
Filipe Chaves enalteceu os resultados do acesso aos CTeSP, agradecendo a todos os serviços e unidades do IPCA que contribuíram para estas colocações.
A recepção decorreu em Braga e Famalicão, assim como em Barcelos, Esposende, Guimarães e Vila Verde com a participação da equipa dirigente do IPCA. Participaram ainda e nas respectivas localidades a presidente da câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, e a vereadora Olga Pereira de Braga. Em regime pós-laboral, as sessões decorreram ao final da tarde no campus em Barcelos e nos polos de Braga e de Famalicão, neste último, com a presença do presidente Mário Passos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho