Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Secretária de Estado e presidente do Turismo do Porto e Norte inauguraram Xantar 2020
Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Secretária de Estado e presidente do Turismo do Porto e Norte inauguraram Xantar 2020

‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Secretária de Estado e presidente do Turismo do Porto e Norte inauguraram Xantar 2020

Economia

2020-02-06 às 18h21

Redacção Redacção

Maior feira de turismo gastronómico da Península Ibérica

Citação

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, participaram ontem na cerimónia oficial de abertura do Xantar – 21º Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense (Galiza) até 9 de fevereiro.
Nas suas intervenções, os dois representantes portugueses destacaram a “crescente cooperação” que tem existido entre Portugal e Espanha no que respeita ao Turismo, designadamente entre a região do Porto e Norte e a Junta Autónoma da Galiza.
Com um total de quase 300 expositores, o Xantar é a única feira gastronómica acreditada da Península Ibérica. Desde a edição inaugural, há 21 anos, o Turismo do Porto e Norte foi sempre parceiro desta organização, facto que mereceu rasgados elogios por parte dos responsáveis galegos, designadamente de Jorge Pumar, presidente executivo da Expourense, e de Román Rodriguez, conselheiro de Cultural e Turismo da Junta da Galiza.
Perante um auditório completamente cheio de convidados, nomeadamente representantes da América Latina que participam nesta edição do Xantar, Luís Pedro Martins destacou a participação de cerca de 30 municípios do Porto e Norte, que até domingo vão mostrar o melhor da sua gastronomia e vinho. A convite da TPNP, estão, também, presentes as três escolas de hotelaria e turismo existentes na região - Viana do Castelo, Lamego e Porto - que vão promover, respetivamente, os vinhos verdes, os espumantes e o Vinho do Porto.
“A Espanha é o nosso primeiro mercado emissor, mas nós também queremos sê-lo para a Galiza”, referiu ainda o presidente da TPNP, acrescentando que a colaboração com esta Junta Autónoma “é um exemplo do que queremos desenvolver com outros parceiros”. Destacou, a propósito, entre outros, o trabalho que está a ser desenvolvido e os projetos existentes com vista à “promoção conjunta dos Caminhos de Santiago”.
Dirigindo-se aos responsáveis galegos presentes, Luís Pedro Martins terminou a sua intervenção afirmando que “juntos somos mais fortes”.
O discurso da secretária de Estado do Turismo prosseguiu no mesmo sentido, assegurando que “Portugal está muito apostado em desenvolver projetos e trabalho conjunto com Espanha” neste setor.
Destacou, a este propósito, a “grande importância da parceria transfronteiriça ao nível da formação dos jovens na área do Turismo”. Rita Marques explicava, assim, a grande necessidade de prosseguir o trabalho de “capacitação de recursos humanos”, designadamente através do desenvolvimento de projetos conjuntos entre escolas dos dois países.
Após as intervenções, Luís Pedro Martins e Rita Marques participaram na cerimónia de corte de fita que assinalou a abertura oficial do Xantar 2020, seguindo-se uma visita pelos expositores.
Ao longo dos cinco dias do evento, o Turismo do Porto e Norte tem em agenda um programa de atividades destinadas a promover a riqueza gastronómica e vitivinícola da região. Os Caminhos de Santiago serão, também, uma aposta, tendo em conta o conjunto de alianças luso-galaicas que são potenciadas e os projetos em curso no âmbito da preservação, revitalização e promoção deste produto turístico estratégico.
Destaque, também, para os 15 “showcookings” e quatro provas de vinhos que a TPNP vai promover, em colaboração com as entidades parceiras, no âmbito do XV Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável, que integra o programa do Xantar 2020.
 

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho