Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Secretário Estado da Educação elege Guimarães como exemplo de boas práticas pedagógicas
Candidaturas ao grande Prémio de Literatura dst até dia 29

Secretário Estado da Educação elege Guimarães como exemplo de boas práticas pedagógicas

Póvoa de Lanhoso celebra o São José

Vale do Ave

2017-01-28 às 16h39

Redacção

Agrupamento Virgínia Moura privilegia Projecto Fénix, onde se efectuam diagnósticos em função das necessidades dos alunos. Elaborado um perfil, são criados ninhos flexíveis ao longo do ano, de acordo com as dificuldades e potencialidades diagnosticadas.

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, considerou o Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, com sede em Moreira de Cónegos, um exemplo de boas práticas pedagógicas, durante uma visita que realizou a Guimarães esta quinta-feira, 26 de janeiro. Acompanhado pela Coordenadora Nacional do Projecto Fénix, Luísa Moreira, o estabelecimento de ensino foi escolhido a nível nacional como referência no combate ao insucesso escolar.
 
«A Academia Fénix agrega as escolas que aplicam o programa e os bons exemplos. A importância de termos projectos diferenciadores conduzem-nos ao sucesso, promovendo uma escola pública inclusiva, que sabe trabalhar em conjunto com a comunidade e, neste particular, o Município de Guimarães tem desempenhado um excelente trabalho nos projectos que desenvolve e no apoio que concede às escolas», disse o governante.
 
No âmbito da implementação do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar no presente ano lectivo, o Agrupamento de Escolas Virgínia Moura elaborou um Plano de Acção Estratégica com base nas dificuldades manifestadas pelos alunos, tendo como referência os objectivos e descritores das metas curriculares.
 
«Os últimos anos têm trazido ganhos enormes para a educação! Hoje, há uma escola pública que responde e o abandono escolar é praticamente inexistente. O desafio, agora, é o do sucesso: os alunos têm de estar na escola, todavia, têm de fazer aprendizagens e adquirir competências. Este é o caminho: fazer com que todos os alunos aprendam, todos possam fazer uma escolaridade normal, de 12 anos, mas 12 anos de sucessos», referiu a Vereadora Adelina Paula Pinto, que enalteceu a dinâmica do Projeto Fénix implementada no Agrupamento de Escolas Virgínia Moura.
 
No biénio 2016/2018 está a ser executada a medida “Promoção de dinâmicas de ensino-aprendizagem diversificadas e personalizadas” recorrendo à metodologia Fénix, que visa diminuir a taxa de retenção dos alunos, promover o potencial de cada aluno, considerando os diferentes ritmos de aprendizagem, criando grupos de menor dimensão (ninhos), bem como desenvolver dinâmicas de ensino-aprendizagem diversificadas e personalizadas e promover o trabalho colaborativo intra-agrupamento e inter-instituições.
 
Personalização e espírito de entreajuda no Projecto Fénix
No 1º ciclo, esta dinâmica não excede as seis horas semanais, no apoio às áreas curriculares de Português e Matemática. Os alunos são acompanhados pelo professor titular: num grupo mais restrito, exterior à sala de aula - o ninho - que possibilita realizar um trabalho mais específico ao identificar e colmatar necessidades concretas, consolidando os conteúdos de um modo mais personalizado, diversificando e adequando, quer as estratégias, quer os materiais para cada aluno.
 
No 2º e 3º ciclo, a turma-mãe e o ninho funcionam ao mesmo tempo e no mesmo horário, nas disciplinas a intervir - Português e Matemática, não havendo sobrecarga no horário escolar dos alunos. O tempo que os alunos passam no ninho depende da evolução de cada um, tendo por base uma avaliação contínua do seu progresso. Semanalmente, num tempo lectivo de 45 minutos, são programados momentos de interacção entre todos os alunos, promovendo um espírito de interajuda de modo a poderem alcançar-se os objectivos propostos.

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Guimarães ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.