Correio do Minho

Braga, sábado

- +
“Se enchermos o estádio do Vizela será 60/40 para o nosso lado”
Festa da família juntou teatro, arte e histórias em Celorico de Basto

“Se enchermos o estádio do Vizela será 60/40 para o nosso lado”

‘ADN’ da PASEC é o vencedor do Programar em Rede 2022

“Se enchermos o estádio do Vizela será 60/40 para o nosso lado”

Desporto

2022-09-28 às 15h00

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Francisco Neto apela a um forte apoio no próximo dia 6 de Outubro, na primeira ronda do play-off de acesso ao Mundial 2023, na recepção à Bélgica. Seleccionador chamou 25 atletas, quatro do Braga.

Citação

O seleccionador nacional Francisco Neto anunciou no dia de ontem, ao final da manhã, no auditório da Associação de Futebol de Braga, a lista das 25 convocadas para o play-off de acesso ao Mundial de 2023.
A equipa das quinas defronta a Bélgica na primeira ronda do play-off, num jogo que está agendado para o dia 6 de Outubro, quinta-feira, em Vizela, às 18 horas.
Ultrapassando a congénere belga, Portugal jogará uma segunda ronda, cinco dias depois, a 11 de Outubro, em Paços de Ferreira, diante da Islândia.
Os dois vencedores do “play-off” com melhor ranking (baseado nos resultados da qualificação e na segunda ronda do play-off) apuram-se para a fase final do Mundial de 2023. O outro vencedor do play-off vai disputar um play-off intercontinental na Nova Zelândia, entre 17 e 23 de Fevereiro de 2023.
Na conferência de imprensa de ontem, Francisco Neto aproveitou para deixar um repto para que o público dê uma força extra à equipa das quinas.
“Apelo a todos os que gostam de nós para estarem presentes no dia 6. Penso que é um jogo de 50/50, mas, se enchermos o estádio [do Vizela], será 60/40 para o nosso lado. Temos de fazer da nossa casa a nossa fortaleza”, pediu o seleccionador nacional, que considera a Bélgica “uma equipa que tem tido um crescimento muito grande”, notando o equilíbrio que tem pautado os últimos jogos diante das belgas.
“Têm sido jogos muito equilibrados, decididos em pormenores, em bolas paradas, nos últimos minutos. A Bélgica tem um jogo mais técnico, com jogadoras com um perfil mais próximo das nossas, enquanto a Islândia varia entre jogadoras com qualidade técnica e outras com poderio físico. Traz-nos problemas completamente distintos”, projectou. “Temos de ser competentes com a Bélgica para podermos jogar com a Islândia. São duas equipas altamente organizadas e com experiência nestes jogos internacionais”, acrescentou Francisco Neto.
Portugal, na 27.ª posição do ranking FIFA, defrontou em oito ocasiões a Bélgica, 19.ª colocada na hierarquia mundial. Os jogos aconteceram na caminhada de qualificação para os Mundiais de 2019, 2015 e 1999, e também na Algarve Cup. O histórico desses confrontos não é positivo para a armada lusa: venceu dois jogos e empatou um em oito disputados, tendo perdido os cinco restantes.
No último embate entre portuguesas e belgas, na Algarve Cup 2020, Portugal perdeu pela margem mínima (1-0). Na qualificação para o Mundial de 2019, a equipa de Francisco Neto empatou por 1-1 e perdeu por 1-0.
A Islândia, 14.ª no ranking FIFA, surgiu no caminho da Equipa das Quinas em onze ocasiões, na Algarve Cup e na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2007. Portugal apenas venceu dois jogos e empatou outros tantos, com as nórdicas a somarem sete triunfos. Um histórico que é preciso contrariar.

Deixa o teu comentário

Últimas Desporto

03 Dezembro 2022

"Valorizamos esta prova"

03 Dezembro 2022

Tudo bons rapazes

Tudo bons rapazes
Desporto

Tudo bons rapazes

03 Dezembro 2022

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho