Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
SC Braga Innovation Hub contou com 50 projectos e regressa em 2025
Câmara e Coopbarroso assinam protocolo

SC Braga Innovation Hub contou com 50 projectos e regressa em 2025

Universidade do Minho abre concursos para 67 investigadores

SC Braga Innovation Hub contou com 50 projectos e regressa em 2025

Desporto

2024-06-15 às 12h00

Miguel Viana Miguel Viana

Programa pretendeu aproximar o clube das novidades tecnológicas em vários sectores do desporto. Projecto vencedor foi apresentado pela Pluggable.Ai. O vencedor da votação do público foi o projecto da Edynamics.

Citação

A edição de 2023/2024 do SC Braga Innovation Hub contou com cerca de 50 projectos em várias áreas relacionadas com o desporto, desde as novas tecnologias, à saúde, passando pelas experiências destinadas aos atletas e público em geral.
O número de adesões satisfez António Salvador, o presidente do Sporting Clube de Braga (SC Braga).
“Foi, para nós, um orgulho conhecer todos estes projectos. Fizemos um caminho de aproximação e de evolução. Acredi- tamos que este programa nos aproxima da inovação e pode acelerar os nossos sucessos”, afirmou António Salvador, ontem, no decorrer do Demo Day- Sessão de Encerramento da temporada 2023/2024.
O presidente do SC Braga prometeu que o SC Braga Innovation Hub vai regressar em breve com algumas novidades.
“Lançaremos ainda este mês a edição 24/25, acrescentando um pilar aos quatro desta edição”, indicou António Salvador.
A próxima edição do Innovation HUB surge também acompanhada de um novo prémio.
“Anuncio o Innovation Partner, que pretende assinalar o esforço cooperativo entre duas startups e o Sporting Clube de Braga, no sentido de integrar soluções inovadoras através da concretização de um projecto-piloto”, disse António Salvador.
O prémio é concretizado através de um contrato de serviços, no valor de 12.500 euros, para o primeiro prémio e de 7.500 euros para o segundo.
O SC Braga pretende, ainda, reconhecer “as duas startups mais cotadas pelo nosso público, através de uma demonstração internacional em novos mercados, que potencia o contacto directo com eventuais clientes, parceiros e investidores”, destacou António Salvador.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou também no Demo Day e explicou que para atingir o sucesso é “necessário trabalhar de forma científica”.
O autarca bracarense acrescentou que “o SC de Braga está um bocado à frente na forma como encara a sua intervenção na sociedade. É um clube que percebe a sua responsabilidade e a sua capacidade catalizadora para dinâmicas económicas e sociais muito relevantes.”
Sobre o projecto SC Braga Innovation Hub, o autarca bracarense frisou que o projecto “comprovou que o desporto, hoje, exige muito conhecimento, muita qualificação e muita informação”.
Ricardo Rio disponibilizou todos os recursos da Câmara Municipal de Braga, através da InvestBraga, para colaborar com as startups.
Em representação da Microsoft Portugal, um dos parceiros do projecto, Andrés Ortolá, indicou que atravessamos “um momento de inovação tecnológica importantíssimo”.
Francisco España, director executivo de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal, salientou que o programa foi desenvolvido ao longo de um ano onde “a inovação foi o epicentro do progresso. Estivemos a tratar do desempenho dos atletas até à experiência do adepto. Não criámos só produtos, mas mudámos a forma do desporto em geral”.
Seguiu-se a aprestaçãos dos 10 projectos finalistas: Edynamics (sobre o cansaço dos atletas); Partnership Net (base de dados para tomada de decisões) ; Footar (realidade aumentada para adeptos); Infinite Fitcare (área da saúde); One Two One Two (plataforma de treino); Pluggable.Ai (relações com patrocinadores e adeptos); Qlac Sport. Science (optimização do treino), DS Wallet (certificação digital) ; Wisify Tech Solutions (soluções tecnológicas) e Skydome Sports (monitorização de adeptos fora do estádio).
O projecto vencedor deste ano foi apresentado pela Pluggable.Ai. Na segunda posição ficou a proposta da DS Wallet.
O voto do público foi para o projecto da Edynamics.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho