Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
São Victor: Mais de 1200 na Procissão da Burrinha
Requalificação da Santa Catarina vai sair do papel

São Victor: Mais de 1200 na Procissão da Burrinha

Arcos de Valdevez: Mais de dois mil alunos ‘abraçam’ a biodiversidade

São Victor: Mais de 1200 na Procissão da Burrinha

Braga

2012-03-24 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Foi ontem apresentada a edição 2012 da Procissão de Nossa Senhora da Burrinha. O cortejo litúrgico ganha cada vez mais um lugar de destaque nas Solenidades da Semana Santa.

Citação

Mais de 1 200 pessoas, entre as quais 800 figurantes de quadros bíblicos do Antigo Testamento, protagonizam, a 4 de Abril, uma das grandes manifestações da Semana Santa de Braga: o cortejo ‘Vós sereis o meu povo’, mais conhecido como ‘Procissão de Nossa Senhora da Burrinha’.
Trabalho de parceria entre a paróquia e a Junta de Freguesia de S.Victor, a Procissão da Burrinha ganha, de ano para ano, mais expressão e interesse, calculando a organização que, em 2011, a mesma tenha sido apreciada por cerca de 60 mil pessoas.
O padre José Carlos Azevedo, um dos párocos de S.Victor, destacou ontem, na apresentação da procissão de 2012, que não foi fácil integrar esta celebração religiosa no programa da Semana Santa. O sacerdote recordou que, nos dois primeiros anos, houve elementos da comissão das Solenidades da Se-mana Santa que não concordaram com a integração do cortejo bíblico na programação oficial. Hoje, o relacionamento é completamente diferente, considerando o presidente da junta de S.Victor, Firmino Marques, que “a comissão das Solenidades da Semana Santa de Braga tem estimulado este esforço extraordinário, destacando-o na promoção de uma das incontornáveis imagens de marca da cidade”.
Para além dos 800 figurantes, a Procissão da Burrinha, que per- correrá o habitual trajecto entre a igreja de S.Victor e o centro da cidade, reúne duas bandas de música, três coros, uma orquestra e, também, elementos dos Bombeiros Voluntários de Braga.

Os artistas

Este ano, o cartaz da Procissão da Burrinha reproduz uma pintura de Luís de Mattos, artista que, desde ontem, apresenta, na Casa de Cultura de A Guarda, Galiza, a exposição de pintura e escultura ‘Eu Kristus...’. Trata-se de uma das cinco exposições organizadas pela comissão da Procissão da Burrinha. A câmara de Barcelos acolhe, no seu salão nobre, fotografias de Carlos Ribeiro com momentos da Se- mana Santa de Braga. A capela de Guadalupe apresenta uma exposição de pintura de Casanova e os fotógrafos Sérgio Freitas e Nuno Veiga expõem imagens da Procissão da Burrinha no Convento de Montariol. Na sede da junta de S.Victor pode ser apreciada por estes dias uma mostra de crucifixos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho