Arcos de Valdevez: Mais de dois mil alunos ‘abraçam’ a biodiversidade
2012-03-24 às 06h00
Foi ontem apresentada a edição 2012 da Procissão de Nossa Senhora da Burrinha. O cortejo litúrgico ganha cada vez mais um lugar de destaque nas Solenidades da Semana Santa.
Mais de 1 200 pessoas, entre as quais 800 figurantes de quadros bíblicos do Antigo Testamento, protagonizam, a 4 de Abril, uma das grandes manifestações da Semana Santa de Braga: o cortejo ‘Vós sereis o meu povo’, mais conhecido como ‘Procissão de Nossa Senhora da Burrinha’.
Trabalho de parceria entre a paróquia e a Junta de Freguesia de S.Victor, a Procissão da Burrinha ganha, de ano para ano, mais expressão e interesse, calculando a organização que, em 2011, a mesma tenha sido apreciada por cerca de 60 mil pessoas.
O padre José Carlos Azevedo, um dos párocos de S.Victor, destacou ontem, na apresentação da procissão de 2012, que não foi fácil integrar esta celebração religiosa no programa da Semana Santa. O sacerdote recordou que, nos dois primeiros anos, houve elementos da comissão das Solenidades da Se-mana Santa que não concordaram com a integração do cortejo bíblico na programação oficial. Hoje, o relacionamento é completamente diferente, considerando o presidente da junta de S.Victor, Firmino Marques, que “a comissão das Solenidades da Semana Santa de Braga tem estimulado este esforço extraordinário, destacando-o na promoção de uma das incontornáveis imagens de marca da cidade”.
Para além dos 800 figurantes, a Procissão da Burrinha, que per- correrá o habitual trajecto entre a igreja de S.Victor e o centro da cidade, reúne duas bandas de música, três coros, uma orquestra e, também, elementos dos Bombeiros Voluntários de Braga.
Os artistas
Este ano, o cartaz da Procissão da Burrinha reproduz uma pintura de Luís de Mattos, artista que, desde ontem, apresenta, na Casa de Cultura de A Guarda, Galiza, a exposição de pintura e escultura ‘Eu Kristus...’. Trata-se de uma das cinco exposições organizadas pela comissão da Procissão da Burrinha. A câmara de Barcelos acolhe, no seu salão nobre, fotografias de Carlos Ribeiro com momentos da Se- mana Santa de Braga. A capela de Guadalupe apresenta uma exposição de pintura de Casanova e os fotógrafos Sérgio Freitas e Nuno Veiga expõem imagens da Procissão da Burrinha no Convento de Montariol. Na sede da junta de S.Victor pode ser apreciada por estes dias uma mostra de crucifixos.
30 Junho 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário