Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Santa Maria recebe e vence Forjães
‘Estendal dos direitos’ patente no edifício da ação social do Município

Santa Maria recebe e vence Forjães

Projeto Interconcelhio de promoção do Envelhecimento Ativo promove exposição na Casa Museu Adelino Ângelo

Desporto

2018-09-17 às 14h33

Redacção

A primeira vitória do Santa Maria começou a ser desenhada a partir do banco, com as entradas de Márcio e Esteves. O Forjães não conseguiu evitar a primeira derrota no campeonato e terminou o jogo com muitas queixas dirigidas à equipa de arbitragem.

O Santa Maria recebeu e venceu ontem o Forjães por 1-0, numa tarde de estreias para ambas as equipas. Os barcelenses puderam experimentar pela primeira vez o sabor da vitória, ao passo que a formação visitante saiu do Estádio da Devesa com a primeira derrota ao fim de cinco partidas.
A jogar em casa, o Santa Maria encarou o desafio com o claro intuito de o vencer, impondo desde cedo o seu futebol sobre o relvado, obrigando o Forjães a refugiar-se paulatinamente no seu meio-campo. Contudo, no que toca a oportunidades de golo, só depois de um longo bocejo de 22 minutos, altura em que Miguel, completamente solto no centro da área, não conseguiu direccionar o cabeceamento da melhor maneira.

Animavam-se, finalmente, os artistas e nem quatro minutos volvidos já Rui André tratava de ripostar, testando a atenção de Naifas, que lhe saiu aos pés para evitar o golo do Forjães. Com este lance ficamo-nos por aqui no que a momentos perigosos dos visitantes diz respeito. Por outro lado, o Santa Maria continuava a exercer forte pressão, que culminou com mais dois momentos de grande perigo junto da baliza à guarda de Simão. Aos 31 minutos, Telmo, isolado mas já em esforço, não concluiu da melhor maneira e já em cima dos 45 Carlinhos proporcionou o melhor momento da tarde, até aquele momento. Descaído sobre a direita, o canhoto puxou para o melhor pé, tirou três adversários da frente com mestria e disparou para o golo, mas estava lá uma muralha chamada Simão, que desviou para canto.

No segundo tempo a toada da partida não se alterou significativamente, porém haveria de pertencer ao Forjães a primeira oportunidade de golo, com um bom remate de bandeira de Rui André (o melhor dos forasteiros) só travado por um voo eficaz de Naifas, a negar o primeiro da tarde. Logo de seguida veio o momento que haveria de mudar o rumo da partida, quando, aos 61 minutos, o técnico João Salgueiro decidiu lançar no jogo duas opções de ataque como são os casos de Esteves e Márcio. Nem cinco minutos se passaram e já a dupla justificava inteiramente a aposta, desenhando o golo que daria o triunfo aos barcelenses. Num livre do lado direito do ataque, Márcio cruzou com conta, peso e medida ao segundo poste, onde apareceu Esteves a cabecear sem qualquer hipótese de defesa para o guarda-redes Simão.

O golo fazia justiça à superioridade evidenciada pelo Santa Maria e castigava, sobremaneira, a perda gradual de intensidade da equipa do Forjães. No entanto, estava na altura de reagir, o que motivou a imediata alteração de papéis. O Santa Maria recuou com o intuito de defender a magra vantagem e, consequentemente, o Forjães fez subir as suas linhas, na busca pelo empate, que até esteve perto de acontecer ao minuto 70, quando o inevitável Rui André se soltou da marcação dos centrais contrários e, no frente-a-frente com Simão, aplicou um belo chapéu que embateu na trave da baliza. No contra-ataque, a sua principal arma nesse momento, o Santa Maria esteve muito perto de ampliar a vantagem, primeiro com Márcio a finalizar uma bela triangulação atacante e depois com Zé Pedro que, na marcação de um pontapé de canto, cabeceou um pouco ao lado. O jogo não haveria de terminar sem uma boa dose de polémica, ao minuto 85, quando Zé Pedro dividiu uma bola na área com Rui André, que teve uma queda aparatosa, motivando muitos protestos por parte de jogadores, equipa técnica e adeptos.
Na próxima jornada do campeonato Pró-Nacional da AF Braga o Santa Maria viaja até Braga para defrontar o Cabreiros, enquanto o Forjães recebe a formação do Brito.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.