Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
S. Brás é exemplo a seguir pelas pessoas
PSD aposta em lista “100% do distrito”

S. Brás é exemplo a seguir pelas pessoas

E-Redes reforça rede elétrica em Valdreu

S. Brás é exemplo a seguir pelas pessoas

Braga

2025-02-10 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Pároco de Tebosa, Adão Almeida, lembrou o modo de vida de S. Brás e o seu empenho na proclamação do Evangelho e no seguimento de Jesus Cristo. É considerado o padroeiro das doenças da garganta.

Citação

Um dos momentos altos das Festividades em Honra de S. Brás de Tebosa, foi a majestosa procissão. Contando com a presença de 19 andores floridos, a procissão expressou a fé das pessoas da paróquia.
“É uma manifestação de um grande momento de fé. Nela podemos celebrar, saborear e rezar. É uma forma de levarmos a nossa fé à comunidade. Não é só uma fé vivida dentro da igreja mas espalhada por todo o povo, por toda a comunidade”, manifestou o padre Adão Almeida, pároco de Tebosa. A procissão percorreu o centro da freguesia de Tebosa.

O padre Adão Almeida lembrou o exemplo de vida de S. Brás e incentivou os presentes a seguir o santo. “S. Brás anunciou e pregou o Evangelho de Jesus Cristo. Falamos muitas vezes do modo de vida dele, de ter ajudado uma criança e de ter evitado que ela morresse com uma espinha na garganta. Fala-se dele ter sido um mártir e morto. Foi um homem que sempre procurou seguir a Cristo e a Liturgia convida-nos a olhar para este seguimento e S. Brás também segue a Jesus Cristo e chamou a atenção para que as pessoas sigam o mesmo Cristo”, expressou o padre Adão Almeida. A mensagem tem sido bem acolhida pela comunidade católica de Tebosa.
“A comunidade vai procurando aproximar-se do exemplo de S. Brás e está unida nesta festa. Está muito envolvida nesta festa e ao longo do ano fez várias actividades para se envolver ainda mais nesta festa”, indicou o pároco de Tebosa.

O bispo e santo católico S. Brás viveu na Arménia, nos séculos III e IV. Reza a história que após uma breve oração conseguiu retirar um espinho da garganta de uma criança. Por essa razão, é considerado o padroeiro das doenças da garganta. Em todo o mundo, milhões de pais e mães levam as crianças até junto das imagens do santo para que possam ser benzidas, especialmente no dia 3 de Fevereiro (dia de S. Brás).
Foi capturado e decapitado pelos soldados romanos no ano de 316. Está sepultado na cidade de Sebaste, na Turquia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho