Correio do Minho

Braga, quarta-feira

S. Vicente homenageia obreiro do desenvolvimento da freguesia
Três nadadores do SC Braga dominaram pódio na Maia

S. Vicente homenageia obreiro do desenvolvimento da freguesia

Póvoa de Lanhoso: Câmara Municipal investe 800 mil euros na requalificação da Feira Semanal

Braga

2016-12-08 às 07h59

Paula Maia

A Junta de S. Vicente inaugurou, ontem, um busto em homenagem a um dos obreiros do desenvolvimento da freguesia, Francisco José Ferreira, fundador das ‘Malas Ferreira’, uma das principais indústrias no século XX em S.Vicente, contribuindo de forma decisiva para o seu desenvolvimento económico e para a promoção do emprego. A homenagem integrou o programa comemorativo do Dia da Freguesia de S. Vicente que decorreu ao longo do dia de ontem.

A Junta de S. Vicente inaugurou, ontem, um busto em homenagem a um dos obreiros do desenvolvimento da freguesia, Francisco José Ferreira, fundador das ‘Malas Ferreira’, uma das principais indústrias no século XX em S.Vicente, contribuindo de forma decisiva para o seu desenvolvimento económico e para a promoção do emprego.
A homenagem integrou o programa comemorativo do Dia da Freguesia de S. Vicente que decorreu ao longo do dia de ontem.

“Esta indústria foi a chave do desenvolvimento da nossa freguesia porque deu emprego a muita gente e, como tal, promoveu o seu próprio crescimento”, diz o presidente da Junta de S.Vicente, Jorge Pires, justificando que “não podemos ficar alheios à história”.
Este busto, situado junto ao Centro Cívico, constitui um exemplo para a memória futura “mostrando aos nossos jovens quem foram estas pessoas e a importância que tiveram”.
Na cerimónia inaugural estiveram presentes não só os filhos do industrial, como muitos dos seus colaboradores.

António Ferreira, o filho mais velho de Francisco José Ferreira, mostrou-se muito “sensibilizado” com esta iniciativa da Junta de S. Vicente, dando a conhecer aos presentes o percurso de vida de seu pai que apesar de uma juventude “difícil” conseguiu edificar uma indústria que chegou a ser a mais importante do país.
Também José da Silva Ferreira, outro dos filhos de Francisco Ferreira presentes na cerimónia, agradeceu o gesto do edil de S. Vicente e mostrou-se sensibilizado pelo facto de muitos dos empregados de seu pai terem marcado presença nesta homenagem.

Mas, Francisco José Ferreira não foi o único homenageado do Dia da Freguesia de S. Vicente. Na sessão solene, que teve lugar no Teatro da secundária Sá de Miranda, o edil liderado por Jorge Pires prestou ainda homenagem a várias personalidades e instituições: Loja Social, a Irmandade Mártir de S. Vicente, o padre António Pereira (Comunidade dos Carmelitas Descalços de Braga), o padre Fernando Leite (Comunidade Companhia de Jesus), Aida Alves (directora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva) e três moradoras centenárias: Maria Cecília Sousa, Ermelinda Cândida Gomes e Luísa Ferreira. “As pessoas são o nosso património. Estamos a homenageá-las pelo seu exemplo, pelas causas que abraçaram”, prossegue Jorge Pires.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.